Após produzirem a revista digital Lupa Lupita, com o intuito de disseminar conhecimento científico na área de Biologia, estudantes da Unicamp organizam o evento “Lupa Lupita em: O Mundo Microscópico em Casa”, que ocorre no dia 29 de janeiro. A ideia é guiar crianças e adolescentes na realização de experimentos científicos simples e explicar como ocorrem certos fenômenos. As inscrições ficam abertas até minutos antes do início do evento e parte da renda será revertida à campanha Amigos do HC. Além do evento, a inscrição dá acesso à revista digital.
“Por que a massa do pão cresce? Por que o sabão consegue matar alguns germes, bactérias e vírus? Queremos trazer essa mente curiosa para esse público. Que façam essas perguntas e que não seja suficiente que falem ‘porque sim’ quando questionarem”, explica a estudante de Ciências Biológicas da Unicamp Sophia Pivatto Serra. Sophia é membro da empresa júnior AlfaBio, que junto à empresa júnior Verbalize, vinculada à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), foi responsável tanto pela revista como pelo evento, que já teve uma primeira edição em dezembro de 2020.
A estudante explica que a ideia da revista surgiu em 2020, tendo como resultado uma publicação de 35 páginas, em formato digital. Podem acessar a revista aqueles que participarem do evento. “Transformamos a ideia de revista em um evento científico para crianças de 8 a 13 anos mais ou menos. A primeira edição surge com a ideia de divulgar a ciência de forma mais fácil e com alguns experimentos que sejam do dia a dia das crianças, para aproximar a ciência da realidade delas”, diz Sophia. Todos os participantes do evento receberão acesso à revista para que possam consultar os experimentos e informações a qualquer momento.
A parceria entre a AlphaBio e a Verbalize deu-se pela necessidade de veicular o conhecimento na área de Biologia em uma linguagem acessível e de uma forma visualmente atrativa. A interlocução, para a acadêmica do curso de Jornalismo da UFOP, Isadora Lúcia, possibilitou aprendizados ricos. “A Lupa Lupita foi o primeiro projeto que eu coordenei e foi uma experiência incrível, eu nunca havia tido um contato tão próximo com uma revista, foi um processo enriquecedor e levarei tudo que aprendi comigo, para o resto de minha carreira”.
Renda revertida para o Hospital de Clínicas
Os ingressos para o evento custam R$15 reais e parte da verba arrecadada será destinada à campanha Amigos do HC, que busca levantar fundos para ajudar o Hospital nesse momento da pandemia de Covid-19. Além dos experimentos, também haverá uma palestra com a graduanda em Ciências Biológicas Emiliana Brotto Guidetti. O evento ocorre das 17h às 18h35.