Com Calourada virtual, Unicamp receberá os alunos ingressantes

Autoria
Edição de imagem

A Calourada 2021 terá início no dia 15 de março, com o objetivo de dar as boas-vindas e propiciar orientação aos mais de 3 mil estudantes ingressantes da Unicamp. A programação será realizada de forma inteiramente virtual, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Além de ser um momento de acolhimento e de orientação, a Calourada também terá mesas temáticas focadas em assuntos da atualidade. 

A abertura da programação ocorre no dia 15 de março, às 9h, e conta com as boas-vindas do reitor e da coordenadora-geral da Unicamp, Marcelo Knobel e Teresa Atvars; da pró-reitora de Graduação, Eliana Amaral; da diretora executiva de Direitos Humanos, Néri Barros de Almeida e da coordenadora da Calourada, Daniela Gatti. As mesas temáticas irão trazer assuntos como a permanência estudantil; a Covid-19 e a atuação da Universidade no combate à pandemia; direitos humanos; mudanças climáticas e aquecimento global.

As orientadoras educacionais e assistentes sociais do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) também farão rodas de conversa para sanar dúvidas relativas a bolsas e ao programa de permanência. Além disso, haverá orientação para o uso das plataformas utilizadas nas aulas, que seguem virtuais no primeiro semestre de 2021 em virtude da pandemia. Confira o vídeo já produzido com esse intuito:

“A Calourada é um projeto institucional muito importante porque é um momento em que a universidade se mobiliza inteira para receber os nossos estudantes para que possamos criar uma recepção acolhedora, pacífica e respeitosa. Em 2021, em razão da pandemia, vamos fazer uma calourada virtual, mas ela não vai ser menos calorosa e acolhedora”, aponta a assessora da Pró-reitoria de Graduação e coordenadora da Calourada, Daniela Gatti. Além dos órgãos acadêmicos, como o Serviço de Apoio Estudante (SAE) e Diretoria Acadêmica (DAC), secretarias e coordenações de cursos também estão envolvidas no acolhimento dos ingressantes. 

A programação, conta Daniela, está alinhada aos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), com o compromisso de valorizar princípios como a sustentabilidade, a educação de qualidade e os direitos humanos. “São valores que gostaríamos de mostrar para os estudantes desde a chegada para que o estudante entenda o seu papel como agente transformador, consciente de suas ações que passarão direta e diretamente na vida de outras pessoas e no planeta como um todo”, explica. 

As boas-vindas e mesas temáticas serão transmitidas pelo canal da PRG no Youtube, já a roda de conversa com o SAE será via Google Meet.

Confira a programação:

15 de março

9h às 10h30 - Boas vindas prof Marcelo Knobel (reitor); prof Teresa Atvars (coordenadora-geral); prof Eliana Amaral (pró-reitora de graduação; prof Néri Barros de Almeida (diretora DEDH) e Daniela Gatti (coordenadora Calourada)

10h30 às 12h30 - ODS 4,4 "Conhecendo a estrutura de Permanência Estudantil da Unicamp". Palestrantes: prof Helena Altmann (SAE); Patrícia Leme (CECOM) e Tânia Mello (SAPPE), com mediação da prof Eliana Amaral (PRG)

14h15 às 16h - ODS 3 "A pandemia e a força-tarefa Covid Unicamp". Palestrantes: prof Luiz Carlos Dias (IQ); prof Marcelo Mori (IB); prof Daniel Martins de Souza (IB) e prof Alessandro dos Santos Faria (IB), com mediação do prof José Antônio Rocha Gontijo (chefe de gabinete)

14h30 às 18h30 - ODS 5, 10 "A Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp". Palestrantes: coordenadoras das comissões assessoras: prof Josianne Cerasoli (ODH); prof Débora Jeffrey (CADER); prof Alik Wuder (CADER Indígenas); prof Ana Maria Almeida (Gênero/Sexualidade); prof Ana Carolina Maciel (Refugiados); prof Cintia Aihara (Acessibilidade), com mediação da prof Néri Barros de Almeida (diretora da DEDH). Na mesa, também haverá o lançamento do guia virtual "A prática dos direitos humanos"

16 de março

10h30 às 12h30 - ODS 13 "Vamos falar de mudanças climática? É urgente!". Palestrantes: prof Ana Maria Heuminski de Ávila (CEPAGRI); prof David Lapola (CEPAGRI) e prof Leila da Costa Ferreira (NEPAM), com mediação de Sonia Regina Seixas (NEPAM)

14h às 16h - ODS 6 "Como anda a saúde da nossa água?". Palestrantes: prof Lauro Kubota (IQ); prof José Roberto Guimarães (FEC) e prof Gabriela Romeiro (DEPI), com mediação de prof Emilia Rutkowski (FEC)

18h às 19h - Patronos Alumni "Carreira, Sucesso e propósito". Palestrantes: Erica Jannini (QuintoAndar); João Cossi (BID), Leonardo Malagrino (bandas Samuca e a Selva, Ali na Esquina e Skafandros), com mediação de Mônica Bando (Associação Fundo Patrimonial da Unicamp)

Dias 15, 16, 17 e 18 de março

13h às 14h - Roda de conversa virtual com as assistentes sociais e orientadoras educacionais do Serviço de Apoio ao Estudante - bolsas e o programa de permanência Unicamp

A programação completa e outras orientações podem ser encontradas no site da Calourada 2021: https://calourada.prg.unicamp.br/

Programa de Mentoria

Para auxiliar no acolhimento dos ingressantes, ajudando na adaptação e na integração, a Universidade também criou o programa de Mentoria da Unicamp. Criado em 2020, o programa ocorre de forma inteiramente virtual em 2021. Através da mentoria, estudantes veteranos tornam-se mentores dos ingressantes e professores tutores acompanham o processo de adaptação. Com essa rede colaborativa entre a comunidade acadêmica, a Mentoria ajuda no processo de sanar dúvidas e contribui também para a criação de vínculos com a Universidade. Confira a reportagem produzia a respeito do programa:

 

Imagem de capa
audiodescrição: fotografia colorida com estudantes sorrindo e com a logo da calourada unicamp de 2021

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Atualidades

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes

As publicações são divididas de maneira didática nos temas Saúde Geral da Mulher, Saúde Reprodutiva, Saúde Obstétrica e Saúde da Mulher Adolescente

Cultura & Sociedade

Para o reitor Antonio Meirelles, é necessário um compromisso político em favor da solução e o Brasil pode ter um papel de extrema importância nas soluções ambientais globais 

 

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004