Desafio Unicamp está com inscrições abertas para empreender com tecnologias da Universidade

Edição de imagem

Estão abertas as inscrições para o Desafio Unicamp 2021, uma competição que estimula a criação de negócios a partir de tecnologias da Unicamp e que premia os vencedores com R$15 mil reais mais prêmios. Organizada anualmente pela Agência de Inovação Inova Unicamp, o evento é voltado a qualquer pessoa maior de 18 anos interessada em receber capacitações em empreendedorismo, inovação e modelagem de negócios. Inscrições podem ser feitas aqui.

O evento é totalmente gratuito e conta com diversas capacitações como: Workshops de metodologia Lean Canvas, treinamentos de apresentação de pitch e mentorias com especialistas, ou seja, os participantes recebem todo o apoio para empreenderem com as tecnologias da Unicamp.

As 121 tecnologias que fazem parte do portfólio do Desafio desta edição foram aprovadas pelos próprios inventores, que também se disponibilizaram a conversar voluntariamente com as equipes e explicar as características e objetivos de suas patentes. Ao todo, foram convidados mais de 800 inventores para participar da iniciativa.

“O Desafio tem um grande valor porque ensina os participantes em como transformar tecnologias desenvolvidas na Universidade em negócios. Ele estreita a relação entre a academia e a sociedade e causa um impacto socioeconômico com o desenvolvimento de novas empresas, na geração de empregos e renda”, explicou Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp.

Além de capacitar os participantes, o objetivo da competição também é apresentar o empreendedorismo como carreira. O diretor-executivo comentou que o Desafio pode ser uma grande oportunidade para quem deseja empreender, já que em 2020, ocorreu um recorde de abertura de empresas no país: Mais de 20 milhões, de acordo com o Mapa de Empresas do Ministério de Economia.

Como participar do Desafio?

Para participar da competição, é preciso formar uma equipe de três a cinco pessoas, acessar o site do Desafio, escolher uma das 121 tecnologias disponíveis no portfólio e, então, realizar a inscrição, que deve ser feita por uma das pessoas do grupo.

Após a primeira etapa da inscrição da equipe, todos os membros receberão um e-mail com o endereço de um segundo formulário, onde confirmarão seus dados. Após o preenchimento de todos os membros, a inscrição estará completa e a equipe será colocada em contato com o mentor acadêmico para iniciar o desenvolvimento do negócio.

A primeira capacitação da competição, o Workshop Desafio Unicamp, ocorre no dia 17 de abril e tem o objetivo de apresentar conceitos de inovação, metodologia Lean Canvas e um case de um(a) empreendedor(a). Confira a agenda completa da competição no site.

Sobre o Desafio Unicamp 2021

Em sua 11ª edição, a competição já capacitou mais de 3 mil pessoas em modelagem de negócios e em 2021 ocorre pela segunda vez totalmente online, em meio à prevenção da pandemia do coronavírus. A competição é a principal atividade de promoção do empreendedorismo da Universidade, organizado pela Inova Unicamp.

Apesar da mudança do formato para o online, em 2020 o evento teve um crescimento de audiência em suas atividades, na final da sua última edição, reuniu mais de 400 pessoas ao vivo em duas horas de programação. Saiba como é a competição e confira as gravações da edição anterior aqui.

Os patrocinadores da 11º edição do Desafio Unicamp são: Clarke e ModetFM2S – Educação e ConsultoriaNeger TelecomVia Consulting

Os apoiadores da 11º edição do Desafio Unicamp são: Agência Unesp de InovaçãoCampinas TechCastelo Creative SpaceCenagri JuniorEsalq Jr ConsultoriaIncampNúcleo CampinasParque Científico e TecnológicoPrefeitura de CampinasUni AngelsVenture Hub

Matéria original publicada no site da Agência de Inovação da Unicamp.

Imagem de capa
Competição tem prêmio de R$15 mil reais para melhor equipe

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Atualidades

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes

As publicações são divididas de maneira didática nos temas Saúde Geral da Mulher, Saúde Reprodutiva, Saúde Obstétrica e Saúde da Mulher Adolescente

Cultura & Sociedade

Para o reitor Antonio Meirelles, é necessário um compromisso político em favor da solução e o Brasil pode ter um papel de extrema importância nas soluções ambientais globais 

 

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004