Médicos residentes que atuam no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp terão sua formação continuada em treinamento de intubação utilizando nove manequins de simulação da marca Laerdal – cinco manequins adultos, três pediátricos e um neonatal. Os manequins foram adquiridos pela Comissão de Residência Médica (Coreme) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e serão usados em comodato com o HC e com o Hospital da Mulher (Caism).
A apresentação e entrega dos manequins aconteceu na manhã dessa quinta-feira (29) na superintendência do HC Unicamp, na presença do superintendente do hospital, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho; do diretor associado da FCM, Cláudio Saddy Rodrigues Coy e do coordenador e vice-coordenador da Coreme, Ricardo Mendes Pereira e Thiago Martins Santos, respectivamente.
De acordo com Ricardo Mendes Pereira, o investimento nos manequins vai beneficiar o treinamento de mais de 300 médicos residentes e, também, dos alunos de graduação da FCM. “A simulação realística com o uso de manequins faz parte de novas metodologias de ensino e é um investimento para a formação de nossos médicos residentes e alunos de graduação. Os manequins serão utilizados no treinamento do procedimento de intubação, para melhor capacitação dos profissionais que prestam assistência, por exemplo, aos pacientes com a Covid-19”, reforça Ricardo.
Para o superintendente do HC Unicamp, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, essa ação em conjunto entre Coreme e FCM para aquisição desses simuladores representa uma evolução para o hospital – maior campo de prática de médicos residentes e alunos da Unicamp. “Você pode errar dez vezes no manequim, mas o treinamento num modelo desse nível e qualidade fará com que o procedimento de intubação seja muito mais fácil na hora de executar em um paciente. É uma evolução fantástica”, diz Antonio Gonçalves.
Leia matéria na íntegra e fotos publicados no site do HC da Unicamp.
Leia também: Coreme adquire cabeças de intubação para o treinamento e formação continuada dos médicos residentes