A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a data de 5 de maio como o Dia Mundial de Higiene das Mãos. O tema da campanha deste ano é “Segundos salvam vidas – limpe as mãos!” A OMS convida os profissionais e serviços de saúde de todos os países a realizar ações de promoção à higiene das mãos nos pontos de cuidado onde trabalham.
“Estes pontos são os locais onde há o encontro de três elementos principais: o paciente, o profissional de saúde e o cuidado. Para que a higiene das mãos seja eficaz na prevenção da transmissão de microrganismos infecciosos durante a assistência em saúde, ela deve ser sempre realizada usando a técnica certa com produtos disponíveis no ponto de cuidado”, explica Mariana Salha Dall Aqua Schweller, Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Time de Higiene das mãos do NSP realizarão suas ações no dia 5 de maio no HC Unicamp com base nas premissas de distanciamento social impostas pela pandemia do covid-19. Eles visitarão as unidades de atendimento e internação dos pacientes do hospital e entregarão material informativo e interativo da campanha.
De acordo com Mariana, objetivo da ação é estimular todos os serviços e profissionais de saúde que atuam no HC Unicamp a desenvolver ações que reforcem a adesão a prática de lavar as mãos como medida essencial para a prevenção e o controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras).
“O envolvimento de vários públicos tem como objetivo destacar o papel da equipe assistencial na obtenção de ações eficazes de higiene das mãos, de acordo com a estratégia multimodal de melhoria da higiene das mãos da OMS”, reforça Mariana.
Leia matéria na íntegra com orientações publicada no site do Hospital de Clínicas da Unicamp.