HC Unicamp é credenciado como Centro de Formação em Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular

O Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp foi credenciado no início de abril pela Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (Sobrice) e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) como Centro de Formação em Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular.

Com o credenciamento, a Unicamp passa a ser uma instituição reconhecida por promover o desenvolvimento e treinamento de novos profissionais de Medicina que receberão o título de especialista em Diagnóstico por Imagem com atuação exclusiva em Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia, por meio do exame de suficiência, realizado anualmente.

A Radiologia Intervencionista é uma especialidade da medicina em acelerado crescimento que realiza procedimentos menos invasivos com o uso da tecnologia. Orientado por imagens, o médico intervencionista faz o diagnóstico e trata condições clínicas, com incisões mínimas na pele ou pelos vasos sanguíneos, evitando cirurgias abertas.

O serviço de Radiologia Intervencionista fica dentro da Divisão de Imaginologia do HC Unicamp. O serviço compreende um dos braços da residência médica, oferecida pela Comissão de Residência Médicas da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Atualmente, a Unicamp apresenta uma vaga de treinamento em Radiologia Intervencionista por ano. Para a formação de especialista em Radiologia Intervencionista são necessários dois anos de treinamento.

“O credenciamento é resultado de um projeto e esforço conjunto do grupo de Radiologia Intervencionista do hospital. Além da vantagem da formação de novos profissionais, o crescimento da especialidade dentro do HC Unicamp certamente levará a um atendimento médico de melhor qualidade beneficiando uma grande quantidade de pacientes”, diz o médico radiologista Thiago José Penachim, coordenador do grupo de Radiologia Intervencionista do HC Unicamp.

De acordo com o médico radiologista Rodrigo Jorge de Oliveira, coordenador da Divisão de Imaginologia do HC Unicamp, essa acreditação do hospital como Centro de Formação em Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular é de extrema importância para a instituição, uma vez que a Radiologia Intervencionista é hoje uma área de auxílio no diagnóstico e terapêutica fundamental em diversas áreas existentes dentro do complexo hospitalar da Unicamp.

“Através destes procedimentos, reduz-se o a morbidade para os pacientes e o custo para a instituição a partir do momento em que muitas vezes se evita um ato cirúrgico. Além disso, vem agregar como mais um campo de atuação e formação a ser oferecido pelo Hospital de Clínicas e pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp”, reforça Rodrigo.

Matéria original publicada no site do Hospital de Clínicas da Unicamp

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Atualidades

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes

As publicações são divididas de maneira didática nos temas Saúde Geral da Mulher, Saúde Reprodutiva, Saúde Obstétrica e Saúde da Mulher Adolescente

Cultura & Sociedade

Para o reitor Antonio Meirelles, é necessário um compromisso político em favor da solução e o Brasil pode ter um papel de extrema importância nas soluções ambientais globais 

 

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004