O Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp foi credenciado no início de abril pela Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (Sobrice) e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) como Centro de Formação em Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular.
Com o credenciamento, a Unicamp passa a ser uma instituição reconhecida por promover o desenvolvimento e treinamento de novos profissionais de Medicina que receberão o título de especialista em Diagnóstico por Imagem com atuação exclusiva em Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia, por meio do exame de suficiência, realizado anualmente.
A Radiologia Intervencionista é uma especialidade da medicina em acelerado crescimento que realiza procedimentos menos invasivos com o uso da tecnologia. Orientado por imagens, o médico intervencionista faz o diagnóstico e trata condições clínicas, com incisões mínimas na pele ou pelos vasos sanguíneos, evitando cirurgias abertas.
O serviço de Radiologia Intervencionista fica dentro da Divisão de Imaginologia do HC Unicamp. O serviço compreende um dos braços da residência médica, oferecida pela Comissão de Residência Médicas da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Atualmente, a Unicamp apresenta uma vaga de treinamento em Radiologia Intervencionista por ano. Para a formação de especialista em Radiologia Intervencionista são necessários dois anos de treinamento.
“O credenciamento é resultado de um projeto e esforço conjunto do grupo de Radiologia Intervencionista do hospital. Além da vantagem da formação de novos profissionais, o crescimento da especialidade dentro do HC Unicamp certamente levará a um atendimento médico de melhor qualidade beneficiando uma grande quantidade de pacientes”, diz o médico radiologista Thiago José Penachim, coordenador do grupo de Radiologia Intervencionista do HC Unicamp.
De acordo com o médico radiologista Rodrigo Jorge de Oliveira, coordenador da Divisão de Imaginologia do HC Unicamp, essa acreditação do hospital como Centro de Formação em Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular é de extrema importância para a instituição, uma vez que a Radiologia Intervencionista é hoje uma área de auxílio no diagnóstico e terapêutica fundamental em diversas áreas existentes dentro do complexo hospitalar da Unicamp.
“Através destes procedimentos, reduz-se o a morbidade para os pacientes e o custo para a instituição a partir do momento em que muitas vezes se evita um ato cirúrgico. Além disso, vem agregar como mais um campo de atuação e formação a ser oferecido pelo Hospital de Clínicas e pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp”, reforça Rodrigo.
Matéria original publicada no site do Hospital de Clínicas da Unicamp