Campinas, 7 de junho de 2021
Comunicado 2: Esclarecimentos sobre as licenças do Google e novas políticas de uso do serviço
Aos gestores das Unidades e Órgãos e aos profissionais de TIC da Unicamp,
A fim de esclarecer dúvidas em relação ao contrato que a Unicamp tem firmado com a Google e em relação à nova política de armazenamento de dados estabelecidas pela empresa, a CITIC, em conjunto com o CCUEC, enumerou algumas perguntas e respostas para sanar possíveis questionamentos da nossa comunidade:
-
Quais licenças do Google Workspace são utilizadas pela Unicamp atualmente?
A Unicamp disponibiliza as licenças Google Workspace de forma gratuita para todos os alunos e funcionários.
As licenças Education Plus são disponibilizadas para todos os docentes, docentes aposentados voluntários, alunos PED e para alguns usuários administrativos que fazem uso de recursos de gravação. Essas licenças foram adquiridas em novembro de 2020 e terão validade até 16 de novembro de 2021.
-
Por que foram adquiridas as licenças Education Plus?
Inicialmente, a Universidade tinha somente licenças gratuitas com armazenamento ilimitado. Com a pandemia da COVID-19 tivemos um aumento significativo no uso da ferramenta Meet pelos docentes e também a necessidade de salas virtuais para até 250 participantes. Diante desses 2 requisitos foi necessário adquirir licenças do tipo Education Plus.
-
Como posso solicitar as licenças Education Plus?
As licenças Google for Education Plus, podem ser solicitadas através do e-mail : sauccuec@unicamp.br.
Os pedidos deverão ter como remetente os ATUs das Unidades ou os ATs dos órgãos administrativos ou os coordenadores de curso para uso dos alunos PED.
Tais licenças contém as seguintes funcionalidades:
- Reuniões com mais de 100 participantes ativos (até 250);
- Gravação de reunião e manipulação dos arquivos resultantes (download, movimentação para outras pastas, dentre outros);
- Transmissão ao vivo (streaming) para milhares de participantes passivos (do domínio @unicamp.br).
Os pedidos de licenças devem conter os seguintes dados:
- Unidade ou órgão, matrícula, e-mail institucional (@unicamp.br) e nome completo do solicitante;
- Relação de contas @unicamp.br da sua Unidade ou Órgão que necessitam das características especiais, e quais são elas;
- Justificativa.
A Universidade possui um número restrito de licenças. Dessa forma, os pedidos serão atendidos enquanto tivermos licenças disponíveis.
-
Sou administrador de TIC da minha Unidade. Devo me preocupar com os serviços que tenho hoje na plataforma do Google?
Não. A intenção da Universidade é renovar as licenças existentes por um período de 2 (dois) anos sem causar prejuízo para nenhum Órgão. Dessa forma, estaremos com licenças até novembro de 2023. O CCUEC já está com um projeto em andamento tratando desse assunto.
-
O que vai mudar para a Universidade com as novas políticas do Google?
A mudança trata da política de armazenamento de dados que não será mais ilimitada. Os usuários do domínio @unicamp.br e dos subdomínios @unidade.unicamp.br, @dac.unicamp.br e @g.unicamp.br irão compartilhar uma quantidade limitada de espaço em disco que será definida por políticas internas de uso de recurso computacional.
-
Como funcionará a nova forma de armazenamento?
A Universidade terá um pool de espaço em disco e deverá elaborar políticas de uso para seus usuários.
-
Qual a data limite para adequação do armazenamento de dados?
A partir de 1º de junho de 2022, o Google implantará uma nova política de armazenamento de dados; entretanto, para a UNICAMP considerando a contratação em andamento, a data limite será 31/12/2023.
-
Na minha unidade tenho usuários com licenças gratuitas e Education Plus. Como ficará a distribuição do armazenamento dos dados em relação às licenças?
A gestão do pool de armazenamento será realizada pela Unicamp. A CITIC deverá definir políticas de utilização de espaço em disco para os diferentes grupos de usuários. Esclarecemos que as licenças Education e Education Plus irão compartilhar o mesmo pool de armazenamento de dados.
-
Como será realizada a gestão do armazenamento?
O Google disponibilizará, no console de administração, uma ferramenta para que a Unicamp possa fazer a gestão dos dados. Atualmente essa ferramenta não está disponível para uso.
-
Devo alertar a direção da minha Unidade sobre a possibilidade de retorno da infraestrutura para a Unicamp?
Nesse momento essa ação não é necessária. A CITIC, preocupada com a governança de TIC da Universidade, abrirá uma discussão para definir quais serão as estratégias de uso de soluções de nuvem externa para os próximos anos.
-
Os usuários com contas “@unicamp.br” deixarão de ter acesso à plataforma do Google?
Não. Os usuários permanecerão com seus acessos e com todas as ferramentas colaborativas disponíveis. A mudança é no armazenamento de dados que não mais será ilimitado.
-
A Unicamp estará limitada aos 100 TB de espaço em disco, que é disponibilizado por domínio de acordo com a nova política do Google?
Não. A Unicamp, por ser uma grande instituição de ensino, terá um volume de armazenamento maior que as outras universidades.
-
Qual a quantidade de espaço em disco utilizado atualmente pela Universidade?
Atualmente a Unicamp faz uso de aproximadamente 1.6 PB.
-
Já se tem uma estimativa da quantidade de espaço em disco que a Universidade terá disponível com as novas políticas de uso?
Sim. A Unicamp terá aproximadamente 1.3 PB. Por esse motivo, temos a necessidade de estabelecer políticas para distribuição do pool de armazenamento. Esse assunto será tratado pela CITIC.
A CITIC e o CCUEC estão cientes do seu papel na definição das melhores estratégias de governança de TIC e farão o que estiver ao seu alcance para encontrar soluções que afetem minimamente o dia a dia da comunidade acadêmica. Manteremos os profissionais de TIC atualizados em relação a esse assunto.
Caso tenham dúvidas, favor encaminhar via e-mail para “citic@unicamp.br”.
Atenciosamente,