Dentro do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e sob gestão da Agência de Inovação da Unicamp (Inova), atua a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), um programa que vai além do acesso à infraestrutura e ao ecossistema científico da Universidade, oferecendo capacitações, mentorias e apoio no desenvolvimento de negócios tecnológicos em fases iniciais.
Comemorando seus 20 anos de existência, a Incubadora já graduou 54 empresas-filhas da Unicamp e hoje está com 13 startups em processo de incubação e pré-incubação, além de outras seis novatas que estão para iniciar seus programas no segundo semestre de 2021. Após concluírem os programas de incubação, esses empreendimentos graduados pela Incamp entram para o registro de empresas-filhas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O papel da Incamp na formação de empresas-filhas
No ano de 2020, foi alcançada a marca de mais de mil empresas-filhas cadastradas pela Agência de Inovação da Unicamp (Inova), com um total de 1038 empreendimentos. As startups graduadas pela Incamp que entraram para a lista das filhas representam 7% desse total, enfatizando a participação ativa da Incamp.
“O reconhecimento dos esforços da Incamp vão além do número de empresas-filhas graduadas. Somos reconhecidos pela nossa excelência no programa de incubação, já que somos a única incubadora do Estado de São Paulo a receber a certificação como “Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne)”, oferecida pela Anprotec e pelo Sebrae como reconhecimento da implantação de boas práticas em incubação”, comemora Mariana Zanatta, gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da Incubadora, sobre as conquistas de duas décadas de trabalho.
Apesar da Incamp estar situada dentro do Parque Científico da Unicamp, não há necessidade de vínculo com a Universidade para participar dos programas de incubação. Qualquer empresa interessada em impulsionar o negócio a partir das capacitações ofertadas pela Incamp pode submeter suas propostas em editais abertos durante todo o ano e avaliados duas vezes no mesmo período por bancas semestrais.
“Temos diversos exemplos de empresas que não tinham vínculo com a Unicamp e mesmo assim procuraram os programas de Incubação e hoje, elas fazem parte da nossa comunidade”, afirma Zanatta Inglez.
Leia matéria na íntegra publicada no site da Agência de Inovação da Unicamp.