Conexões paradigmáticas é o tema do Planeta.doc Conferência 2021. O evento, que busca fomentar o debate acerca da sustentabilidade, acontecerá de forma remota nos dias 3, 4 e 5 de novembro. A organização convida pesquisadores, professores e estudantes da Unicamp a compartilhar pesquisas e projetos que proponham soluções para problemas ambientais.
As propostas aprovadas serão apresentadas em painéis orais, destinados a universidades e escolas de Ensino Médio de todo o país. Segundo Mônica Linhares, diretora do Planeta.doc, os trabalhos podem dar ênfase a várias áreas do conhecimento científico e suas especificidades, como uso de materiais, engenharia, saúde, genética, biodiversidade, florestas, água, oceanografia, entre outros.
A submissão compreende duas etapas. Na primeira, basta cadastrar seu grupo de pesquisa ou instituição no mapa de atores da Rede Planetadoc.org [clique aqui]. Na segunda etapa, deve-se acessar a GForms [clique aqui] e preencher os campos com as informações do seu projeto ou pesquisa.
Em fevereiro de 2021, a Unicamp se propôs a colaborar com a Conferência, tendo sido firmado um acordo de parceria com a Reitoria. “Através da parceria com a plataforma Planeta.doc pretendemos ampliar o debate socioambiental na Unicamp e contribuir para a difusão de conhecimento e experiências relacionadas à sustentabilidade”, consta do ofício da Reitoria.
Festival Planeta.doc
O evento de divulgação científica integra a sétima edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental (Festival Planeta.doc). A iniciativa disponibiliza a professores e estudantes o acesso a filmes que discutem questões socioambientais de vários países, com ênfase em temas brasileiros.
A disciplina “Estratégias Lixo Zero”, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC-Unicamp), é uma das que já utilizou esse recurso. “O acordo de cooperação que a Unicamp firmou com o Planeta.doc é um poderoso instrumento de ensino”, destaca Emília Rutkowski, pesquisadora da FEC. Segundo ela, é sobretudo uma grande oportunidade que os estudantes têm de revisitar a plataforma.
Para mais informações sobre os eventos, acesse o site do Planeta.doc
Matéria original publicada no site do Campus Sustentável.