O reitor Antonio José de Almeida Meirelles, a coordenadora-geral Maria Luiza Moretti, o diretor Executivo da Área da Saúde, Oswaldo da Rocha Grassiotto, e o assessor da Reitoria/DEAS, William Alexandre de Oliveira, participaram no sábado, dia 2/10, de duas reuniões organizadas pelo prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, também presidente do Conselho da Região Metropolitana de Campinas. O primeiro encontro, ocorrido na Prefeitura de Jaguariúna, contou com as presenças de Arthur Alvares Cruz Neto, representando o deputado federal Baleia Rossi (MDB), do vereador Walter Luis Tozzi de Camargo e do ex-deputado estadual Netinho de Paula. O deputado Baleia Rossi participou do encontro por via remota.
A segunda reunião teve a participação do vice-governador, Rodrigo Garcia, e do secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi. A assistência à saúde no período pós-pandemia e a proposta de um novo Hospital Regional atuando junto ao complexo de saúde da Unicamp foram os temas discutidos. A contribuição da área de saúde da Unicamp para o atendimento à demanda represada de diagnósticos e procedimentos não-covid-19, neste momento de redução da pandemia, foi destacada pelo reitor.
Antonio Meirelles registrou a disposição da Unicamp de atuar no âmbito das especialidades médicas da universidade e o esforço do governo estadual para dar vazão rápida a esses atendimentos. Meirelles abordou também a disponibilidade de cessão de um terreno para a construção de um hospital para atendimento regional associado à Secretaria Estadual de Saúde.
Gustavo Reis, principal responsável pela realização dos encontros, destacou a importância, para a Região Metropolitana de Campinas e para as regiões próximas, da construção do novo hospital, sugerindo que a iniciativa poderia ser incorporada a um programa de investimentos, no montante de R$ 47,5 bilhões, recentemente anunciado pelo governo estadual. A iniciativa contou com o apoio do deputado federal Baleia Rossi, que se comprometeu a atuar no Parlamento Federal e junto ao governo do Estado para viabilizá-la.
O vice-governador afirmou que investimentos do porte de hospitais regionais “não assustam o poder público, sendo que hospitais similares já estão em obra, em outras regiões do Estado, com recursos do governo”. Rodrigo Garcia destacou ainda a importância da formalização do projeto junto ao governo estadual, permitindo que ele amadureça no próximo período. Garcia deixou clara a importância que terão os equipamentos de saúde no atendimento, com presteza, via contratualização, da demanda reprimida de diagnósticos e procedimentos.