O reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, visitou no dia 28 de outubro as instalações do Centro de Treinamento Paralímpico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), localizado na Vila Guarani, Zona Sul da capital paulista. Meirelles conheceu a infraestrutura criada para treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e equipes em 17 modalidades paralímpicas. Ele foi recebido por Mizael Conrado, presidente do CPB e bicampeão paralímpico de futebol de cinco.
Participaram do encontro Orival Andries Júnior, diretor da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp; Odilon José Roble, diretor associado da Faculdade; Marco Carlos Uchida e Edison Duarte, docentes do Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada (DEAFA) da FEF; e Paulo Cesar Montagner, professor da FEF e chefe de gabinete da Reitoria.
A Unicamp já tem uma longa tradição no desenvolvimento de pesquisas e projetos voltados às atividades físicas adaptadas e ao esporte de rendimento, e na qualificação de profissionais para a área. Importantes promotores das modalidades paralímpicas do país passaram pelos cursos de graduação e pós-graduação da FEF. Em outubro deste ano, o cargo de diretor de esportes de alto rendimento do Comitê passou a ser ocupado pelo ex-aluno da Unicamp Jonas Freire, que é graduado em Educação Física e mestre em Atividade Motora Adaptada pela FEF.
"Temos bastante orgulho de nossa equipe, extremamente capacitada e profissional. Muitos são formados na Unicamp, uma das maiores instituições de ensino do mundo e que tem um vínculo histórico com o desenvolvimento do esporte paralímpico brasileiro. Esta visita serviu para estreitar ainda mais nossos laços, porque ambas as partes agregam valores intangíveis nas áreas em comum", celebrou o presidente do CPB, Mizael Conrado.
O reitor Antonio Meirelles destacou a qualidade das instalações do Centro de Treinamento, apontando que isso favorece o intercâmbio de experiências com a Universidade. Ele também parabenizou o trabalho realizado no CT e a contribuição trazida pela FEF para a formação de novos atletas: "Expresso meu orgulho pelo papel da Faculdade de Educação Física da Unicamp e de seu Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada na formação dos profissionais que atuam no Centro de Treinamento. Parabenizo o Comitê e a FEF pelo sucesso no desenvolvimento do esporte paralímpico brasileiro”.