A Prefeitura Universitária, através do Projeto Rede de Espaços de Alimentação e Convívio da Unicamp (PREAC), está implementando ações para aperfeiçoar as áreas de feiras, cantinas, restaurantes e lancherias nos campi. Estão sendo propostas novas feiras, com pré-inscrições abertas até o dia 26 de novembro para expositores e comerciantes que desejem ocupar os espaços. Ações de melhorias de restaurantes e cantinas, além da implementação de novos espaços de alimentação, também estão sendo desenvolvidas.
Conforme o prefeito da Universidade, Juliano Finelli, o PREAC “não diz respeito apenas à alimentação, mas à questão social e de vivência nos campi”. Para avaliar como se encontravam os espaços de cantinas e feiras na Unicamp, o projeto realizou primeiramente um diagnóstico. Identificou-se que a ausência de padronização das feiras e espaços comerciais dificulta os processos de licitação e de atendimento às normas do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Também verificou-se que apenas quatro restaurantes e cantinas estavam aptos a funcionar. Outros dez espaços comerciais estavam com problemas de AVCB ou inadequações estruturais.
A revitalização dos espaços comerciais e de feiras tem como objetivo oferecer alternativas de alimentação à comunidade acadêmica, elucida o coordenador do serviço de pontos comerciais, Diogo Martins. “As cantinas geralmente eram improvisadas e não conseguiam atender à legislação. Agora conseguimos elaborar esse projeto, que vem a atender às expectativas da comunidade. Estamos despendendo todos os esforços para conseguir oferecer mais opções”.
Na projeção da Prefeitura Universitária, a comunidade acadêmica não precisará se deslocar mais do que 250 metros para encontrar um ponto de alimentação. O Projeto, destaca o prefeito universitário, é complementar aos restaurantes universitários. Esses seguirão sendo a prioridade da Unicamp, oferecendo alimentação balanceada e a preço acessível.
Pré-inscrições de uso de espaço das feiras estão abertas
Atualmente, existem quatro feiras na Unicamp. O PREAC está propondo duas novas: uma na Praça da Paz, que também funcionaria no turno da noite, e outra próxima ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). A partir da mudança da instrução normativa que regulamenta as feiras, também será ampliado o leque de produtos que podem ser comercializados, incluindo, por exemplo, hortaliças da agricultura familiar e itens da cultura indígena e afro. "Estamos também dialogando com institutos e entidades de classe e estudantis da Universidade para que possamos ter feiras com um recorte mais social”, explica Juliano.
As pré-inscrições para comerciantes e expositores que desejem utilizar o espaço das feiras estão abertas até o dia 26 de novembro (clique para saber mais). Os espaços disponíveis são:
ROXO MOREIRA, às segundas-feiras.
SATURNINO, às terças-feiras.
HC, às terças-feiras.
PRAÇA DA PAZ, às quartas-feiras.
IFCH, às quintas-feiras.
CECOM, às sextas-feiras.
Restaurantes, lancherias e cafés
A Prefeitura Universitária irá investir em três novos restaurantes e quatro novas casas de lanches ou cafés. Os novos espaços serão em modelo de contêiner. Os projetos serão executados com recursos da Unicamp e, assim, o permissionário não precisará fazer o investimento inicial na estrutura. “Com isso, esperamos reativar a rede de cantinas e de cafés dentro da Universidade”, diz Juliano. Além disso, serão reformados os restaurantes do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) e da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). “Com esse investimento, iremos colocá-los de novo para licitação, fazendo com que voltem a funcionar em breve”.
Vending machines
A Prefeitura identificou também que não havia uso das vending machines - máquinas com alimentos e bebidas disponibilizados para consumo imediato. Realizou-se um levantamento para saber quais unidades e órgãos tinham interesse nelas. Foram 36 interessados. A licitação para as empresas interessadas em implementar as máquinas já está em desenvolvimento e será publicada em breve.
Food trucks
Um credenciamento de food trucks está sendo realizado pela Prefeitura. Os cadastrados serão acionados sempre que houver um evento na Unicamp em que haja interesse nesse tipo de serviço de alimentação.
Lojas de conveniência
A possibilidade de instalação de lojas de conveniência no campus de Barão Geraldo também está sendo estudada.