Instituto de Geociências recebe visita do reitor Antonio Meirelles e assessor Paulo Montagner

##

Acompanhado do chefe de gabinete, Paulo César Montagner, o reitor Antônio José Meirelles visitou na quinta-feira (25/11) o Instituto de Geociências. Eles se reuniram com o diretor da Unidade, Márcio Cataia, o diretor associado, Emilson Pereira Leite, os chefes de Departamento e o coordenador técnico da Unidade, Antônio Marcos Moura.

O reitor conheceu a infraestrutura do local e conversou sobre as pesquisas realizadas no Instituto, ressaltando a importância dos estudos sobre sustentabilidade, que vêm ganhando destaque em rankings internacionais. “O Times Higher Education reservou uma parte à sustentabilidade enquanto tema relacionado à formação de alunos e ao que é desenvolvido internamente no próprio campus”, disse. Ele mencionou também a adesão da Unicamp à International Union for Conservation of Nature (IUCN) Academy, grupo de instituições acadêmicas que irá capacitar profissionais e estudantes de pós-graduação interessados em contribuir com a conservação da natureza de forma mais significativa. A Unicamp é a única universidade da América Latina a integrar o grupo. As demais instituições são a Australian National University, a Eidgenössische Technische Hochschule Zürich (ETHZ), a Stellenbosh University, a Tsinghua University e a University of California - Berkeley. “A ideia é montar uma academia em torno à questão da sustentabilidade. Há muitas iniciativas dentro da Unicamp, mas desarticuladas”, disse o reitor, lembrando o papel do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) no país.

O coordenador da pós-graduação do IG, Marko Monteiro, que representou a chefe do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), Janaína Pamplona, falou sobre a interdisciplinaridade que caracteriza o DPCT e descreveu a atuação da Unidade frente aos desafios da sustentabilidade O docente Alfredo Campos, chefe do Departamento de Geologia e Recursos Naturais, apresentou as principais áreas de atuação dos geólogos e as pesquisas por eles desenvolvidas. O docente Raul Reis, chefe do Departamento de Geografia, lembrou das dificuldades a serem enfrentadas na licenciatura e apresentou as áreas de atuação dos docentes de seu Departamento. Paulo César Montagner abordou as especificidades da licenciatura na sua Unidade de origem – a Faculdade de Educação Física -, e do desafio da curricularização da extensão.

O reitor elogiou a infraestrutura do IG e as pesquisas desenvolvidas. Ele mencionou as visitas feitas à Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) e aos campi de Limeira e disse que continuará a percorrer as Unidades.

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres