A Força-Tarefa da Unicamp contra a Covid-19, por meio da Frente de Ações Sociais, promoveu no dia 1º de dezembro, no Largo do Arouche, município de São Paulo, a última campanha de testagem de 2021. Nessa ação, a testagem se deu por livre demanda. Foram 290 testes: 140 do tipo RT-PCR e 150 testes rápidos para detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM). Foi identificado um caso positivo para RT-PCR e 80 resultados IgG positivo.
Atuando desde abril de 2020, a Frente de Ações Sociais da Força-Tarefa Unicamp contra a Covid-19 tem por objetivo estabelecer parcerias com o poder público, organizações e movimentos sociais no intuito de ampliar a testagem para identificação do SARS-CoV-2. O público-alvo são grupos sociais e comunidades em situação de vulnerabilidade social e econômica. Ao longo de 2021, as equipes estiveram em diversos municípios do Estado de São Paulo, promovendo testagens gratuitas.
A testagem em massa da população é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde desde o início da pandemia. Para a OMS, a testagem em larga escala, combinada com as medidas não farmacológicas - distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscaras -, é o caminho para proteger a população. “Poder ter participado das ações junto a populações que, do contrário, dificilmente teriam acesso aos testes, me traz uma enorme satisfação profissional”, comemora Adilton Leite, assessor da Diretora Executiva da Área da Saúde e voluntário nas campanhas.
Leia mais sobre algumas das atividades realizadas ao longo de 2021:
Frente de Ações Sociais da Força-Tarefa realiza testagem na região do Jardim São Marcos
Frente de Ações Sociais da Força-Tarefa volta a fazer testagem nos profissionais de saúde da capital
Força-Tarefa da Unicamp faz testes para Covid-19 em mulheres trans e travestis
Profissionais de saúde em Lorena (SP) são alvo de campanha da Força-Tarefa
Força-Tarefa Unicamp realiza testagem em população de rua no município de São Paulo
Confira o ensaio fotográfico feito pelo repórter fotográfico Antonio Scarpinetti ao acompanhar, em São Paulo, a equipe de voluntários da Frente de Ações Sociais da Força-Tarefa contra Covid-19 da Unicamp: