Seminário Inovações Curriculares 2021 teve recorde de público

Fotos
Edição de imagem
O evento reuniu mais de 40 docentes pesquisadores
O evento quebrou o recorde de público, tanto em número de inscritos como de participantes com uma média de mais de 1.400 inscritos

A oitava edição do Seminário Inovações Curriculares aconteceu de forma online em novembro de 2021. Foram três dias inteiros de atividades acadêmicas: palestras, mesas-redondas, oficinas, comunicações orais, exposição de pôsteres e apresentações culturais. O evento reuniu mais de 40 docentes pesquisadores. Para conhecer os conteúdos, basta acessar a plataforma. Todas as atividades ficarão disponíveis nesse endereço até abril deste ano, quando serão transferidas para o site oficial do EA2 e disponibilizadas em sua Base de Conhecimento.

Organizado pela Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp, pelo Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA2) e pelo Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE), o evento quebrou o recorde de público, tanto em número de inscritos como de participantes. Até a abertura oficial, a plataforma já contava com mais de 1.400 inscritos. No final do evento, contabilizaram-se mais de 19 mil visualizações de seus conteúdos. Para uma comparação, a edição de 2017, por exemplo, contou com aproximadamente 600 inscritos.

Um levantamento inicial dos inscritos mostra que todos os Estados estiveram representados, com uma concentração em São Paulo (50%). Em termos de categoria, foram 40% de docentes e pesquisadores, 20% de estudantes de pós-graduação e o restante distribuído entre estudantes de graduação, professores de diversos níveis e funcionários da área do ensino; a maioria (80%) era proveniente de instituições públicas.

No total, foram 12 oficinas, 57 comunicações orais em 12 diferentes sessões e 60 pôsteres expostos digitalmente
No total, foram 12 oficinas, 57 comunicações orais em 12 diferentes sessões e 60 pôsteres expostos digitalmente

Dados preliminares indicam que a mesa de abertura foi o evento mais assistido, com mais de 1500 visualizações até o momento. No decorrer do evento, manteve-se uma média de 500 participantes síncronos por mesa. Os acessos devem aumentar, já que os conteúdos ainda se encontram disponíveis.

Além do recorde de público, o evento contou com números expressivos em outros aspectos também. No total, foram 12 oficinas, 57 comunicações orais em 12 diferentes sessões e 60 pôsteres expostos digitalmente, com mais de 700 downloads e 150 comentários publicados.

Todos os trabalhos apresentados, no momento em processo de edição pela Comissão Organizadora, serão disponibilizados nos anais do evento, em formato de resumo e artigo. Estima-se que o documento final esteja disponível ainda em 2022.

Imagem de capa
Evento teve sua primeira edição totalmente digital em novembro com três dias de atividades acadêmicas como palestras, mesas-redondas, oficinas, comunicações orais, exposição de pôsteres e apresentações culturais

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Atualidades

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes

As publicações são divididas de maneira didática nos temas Saúde Geral da Mulher, Saúde Reprodutiva, Saúde Obstétrica e Saúde da Mulher Adolescente

Cultura & Sociedade

Para o reitor Antonio Meirelles, é necessário um compromisso político em favor da solução e o Brasil pode ter um papel de extrema importância nas soluções ambientais globais 

 

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004