Na última sexta-feira, 7 de janeiro, foi reinaugurada a Clínica Odontológica Prof. Dr. Zeferino Vaz, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). O local passou por ampla reforma para atender aos protocolos sanitários estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a pandemia de Covid-19. A Clínica retomou o atendimento aos pacientes nesta segunda-feira, 10 de janeiro.
Estiveram presentes no evento a coordenadora geral da Universidade, Maria Luiza Moretti, representando o reitor Antonio José de Almeida Meirelles, o deputado estadual Roberto de Morais, o diretor da FOP, Francisco Haiter Neto, além de docentes e funcionários da instituição. Haiter Neto entregou uma placa de homenagem ao parlamentar por sua contribuição com emendas que possibilitaram a aquisição do equipamento CAD/CAM. Trata-se de um scanner e uma fresadora para confecção de próteses cerâmicas individualizadas.
A Clínica Odontológica atende gratuitamente à população de Piracicaba e região. Na sua versão original, contava com 90 boxes de atendimento. Após a reforma, serão 35 boxes totalmente adaptados à atual realidade. Cada box é climatizado e equipado com filtro HEPA, cadeira odontológica, pia e terminal para acesso ao sistema de prontuário eletrônico.
O diretor da Faculdade de Odontologia lembrou que a reforma durou quase um ano. O trabalho de alvenaria foi realizado pela equipe da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp). O processo de instalação e configuração de rede de dados, e o projeto de cabeamento estruturado (Servidor, Rack, Patch Panel, Switch, Wi-Fi), foram executados pela equipe de TI da FOP. De acordo com o coordenador da Área de Informática da Faculdade, Jonathan Souza Pinheiro, a rede de dados foi projetada para garantir segurança e um ótimo desempenho do sistema. O investimento total foi em torno de R$ 800 mil.