INFORMATIVO Covid-19 - No.2 – 21-01-2022
O Comitê Científico de Contingenciamento do Coronavírus da Unicamp reuniu-se no dia 18 de janeiro para elaborar algumas medidas necessárias ao enfrentamento do cenário atual de aumento de casos de Covid-19. As decisões baseiam-se nos dados expostos a seguir.
No cenário estadual, desde novembro de 2021 foram suspensas as restrições de acesso a locais públicos e privados do Estado de São Paulo (www.são paulo.sp.gov.br), com normas especiais apenas para eventos (esportivos, musicais etc.) que possam provocar aglomeração, os quais devem observar uma redução de 30% na capacidade dos ambientes (pronunciamento do Governador de São Paulo, em 12 de janeiro de 2022).
Na Unicamp, grande porcentagem de servidores e estudantes já se encontra com o esquema vacinal completo contra a Covid-19. Além disso, o Cecom tem capacidade técnica para promover o atendimento à comunidade universitária, com testes de RT-PCR para a detecção de SARS-CoV-2, rastreamento de contatos, orientações sobre isolamento de casos positivos e monitoramento de sintomas, além da aplicação de vacinas contra a Covid-19 e, logo que disponíveis, contra infecções produzidas pelo vírus da Influenza H3N2.
Quanto à testagem, os testes rápidos para a Covid-19 (como o teste imunológico para pesquisa de antígeno do SARS-CoV-2) apresentam limitações em sua sensibilidade e seu valor preditivo negativo. Por outro lado, a testagem em massa da comunidade assintomática não se mostra eficaz para conter o espalhamento da variante Ômicron na situação atual, de grande transmissibilidade comunitária. Além disso, nossa estrutura laboratorial (LDMAD-Laboratório de Diagnóstico Molecular de Alto Desempenho) tem suprido a atual demanda de testagem para detecção de SARS-CoV-2 pelo método de RT-PCR, com liberação de resultados em até 48 horas.
Diante desses fatos, o Comitê Científico de Contingenciamento do Coronavírus da Unicamp reafirma a importância da vacinação completa, do uso de máscara, da higienização das mãos e do distanciamento social, já vigentes em todos os locais dos campi, como medidas prioritárias para proteção individual e contra a transmissão do vírus para outras pessoas.
Ao lado disso, orienta o preenchimento diário do aplicativo EducaSaúde (https://www.educasaude.unicamp.br) por todos os membros da comunidade universitária, com especial atenção às recomendações nele contidas.
Do ponto de vista do atendimento à comunidade, deliberou-se pela ampliação da oferta de pronto-atendimento no Cecom aos servidores, estudantes e trabalhadores terceirizados com sintomas respiratórios, com a manutenção do rastreio de contato dos casos confirmados positivos para SARS-CoV-2. Para isso, a força de trabalho do Cecom está sendo expandida, com a recente contratação de dois médicos e dois enfermeiros.
O Laboratório de Diagnóstico Molecular de Alto Desempenho (LDMAD) continuará a utilizar o método RT-PCR para detecção de SARS-CoV-2 em todos os pacientes sintomáticos e assintomáticos atendidos no Cecom. Exames realizados fora da Universidade com resultado negativo para SARS-CoV-2 e que não tenham sido realizados pelo método RT-PCR não serão considerados. Os resultados positivos deverão ser encaminhados ao Cecom pelo e-mail: css@cecom.unicamp.br.
Não serão realizados testes de RT-PCR para detecção de SARS-CoV-2 como parâmetro para o retorno das atividades laborais e acadêmicas.
Nenhum membro da comunidade Unicamp deverá permanecer em seu local de trabalho, estudo ou aula se apresentar sintomas respiratórios (tosse, coriza, dor de garganta, febre, entre outros). Contudo, estudantes e servidores saudáveis, assintomáticos e com esquema vacinal completo não serão afastados de suas atividades presenciais da Universidade em decorrência de contato com pessoas com resultado positivo para SARS-Cov-2. Os mesmos devem coletar swab nasofaríngeo entre o quinto e o décimo dia após a exposição, manter o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento social preconizado pela Universidade.
Solicitamos a consulta ao seguinte link para informações sobre como agir em caso de sintomas gripais ou de Covid-19.
Essas recomendações serão revisadas sempre que houver mudanças no cenário da doença. Perguntas e dúvidas devem ser enviadas para o e-mail retomada@unicamp.br
A CGU agradece a todos os participantes da reunião realizada no dia 18 de janeiro pela contribuição na elaboração das medidas aqui informadas.
Reitoria da Unicamp
Campinas, 21 de janeiro de 2022