A Singular Seeds é uma empresa-filha da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com um histórico diferente da maioria dos empreendimentos classificados dessa forma. Os três sócios fundadores da startup descobriram dentro da Universidade o desejo de empreender e ali receberam as ferramentas iniciais para isso, mas não são ex-alunos da Unicamp.
Eles se conheceram quando cursavam biotecnologia na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). A relação com a Unicamp surgiu após a formatura, em 2020, ao descobrirem o Desafio Unicamp, programa organizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp aberto a todos os interessados em aprender a modelar um negócio baseado em tecnologia.
A equipe recebeu mentorias e ficou entre os finalistas. A ideia inicial era buscar capacitação profissional, mas da interação com outras equipes e profissionais surgiu o desejo de empreender e colocar a empresa no mercado, como explica Thiago Lopes, um dos sócios fundadores, ao lado de Caio Rosa e Thiago Felix: “Percebemos a Unicamp como uma oportunidade por ser um polo de tecnologia, especialmente no setor de startups. Ela é a maior universidade no quesito de inovação em que a gente poderia estar. Juntamos isso à possibilidade de participar do programa Desafio Unicamp, que mostrou como poderíamos atuar no mercado de qualidade de sementes. Assim surgiu a Singular Seeds. No começo, era uma brincadeira para nos desenvolvermos na parte profissional, mas depois virou negócio”, lembra Lopes.
Hoje, o principal foco da startup é desenvolver uma máquina e um sistema para suprir uma necessidade do setor de qualidade de sementes. Atualmente, são utilizados dois testes principais, o de vigor e o de germinação, mas com longos períodos de análise e alto grau de erro humano.
A máquina proposta pela Singular Seeds poderá auxiliar o trabalho em fazendas e indústrias, reduzindo tempo e gastos. O diferencial competitivo são as análises com maior amostragem em apenas alguns minutos. Os testes atuais de vigor costumam durar 12h. O de germinação pode demandar entre 5 e 7 dias para se obter a análise finalizada.
Fundada em 2021, a startup ainda precisa desenvolver e testar a tecnologia, além de aprimorar as capacidades empresariais da equipe. Isso motivou os biotecnólogos a procurarem a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp). “A incubação possibilita um grande diferencial para startups como a nossa, que surgem de tecnologias disponíveis nas universidades. As mentorias, o networking e os eventos realizados pela Incamp trazem a orientação necessária para grandes parcerias. Como incubados, percebemos que tirar nossos planos do papel se tornou algo mais palpável. Em apenas 6 meses de incubação conseguimos avançar nos testes da tecnologia e realizar contatos externos”, comenta Rosa.
Com apoio da Incamp, a empresa já concluiu, em parceria com uma multinacional, uma prova de conceito da ferramenta no teste de umidade de cevada, usado no processo de malteação de cervejas, e obteve 85% de precisão com testes usando um Produto Mínimo Viável (MVP) de baixo custo. Além da cevada, a Singular Seeds projeta utilizar análises de imagem para classificar a qualidade de grãos como soja, milho e café.
A Singular Seeds é uma das mais de 40 empresas do ecossistema do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. Conheça as demais empresas na área de Comunidade do site.
Confira os espaços disponíveis e as formas de ingresso para:
- Empresas que querem instalar laboratórios no Parque para executar projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com a Unicamp
- Startups ou empresas de base tecnológica em fase de incubação.
Saiba mais sobre a Incamp
A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), em parceria com Sebrea e Febraec, oferece apoio intelectual a empresas de base tecnológica em fase de pré-incubação ou incubação, que também podem se instalar nos espaços disponíveis do Parque.
O processo de incubação varia para cada empresa, podendo durar entre seis meses a três anos.
A Incamp é credenciada na Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica (RPITec) e é certificada como “Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne)” por ter atingido o nível 1 de boas práticas em incubação. Leia mais aqui.
Saiba mais sobre o programa Desafio Unicamp
O Desafio Unicamp é um programa organizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, aberto a qualquer pessoa maior de 18 anos interessada em aprender como modelar um negócio baseado nas tecnologias da Unicamp. Os participantes recebem treinamentos sobre como trabalhar com Lean Canvas e realizar um pitch para investidores, entre outros
A competição é gratuita e realizada anualmente. As equipes devem ter de três a cinco pessoas. Há premiação em dinheiro à equipe vencedora segundo a avaliação de uma banca.
- As inscrições de 2022 começam no dia 07 de março. Acompanhe as atualizações no site do Desafio Unicamp.