A Prefeitura Universitária da Unicamp elaborou um planejamento com os objetivos, desafios e projetos a serem executados no quadriênio 2022-2026. No total, a proposta do Planes terá 19 objetivos, contemplados em 25 projetos. As propostas foram elaboradas em reuniões presenciais e remotas. Também foi realizada uma pesquisa de satisfação por meio de um formulário Google Forms para avaliar os serviços prestados, que contou com a participação de funcionários, docentes e alunos. O resultado foi apresentado na última quinta-feira, 3/2, ao reitor Antonio José de Almeida Meirelles e ao chefe de Gabinete, Paulo César Montagner, em evento no auditório do Ginásio Multidisciplinar da Unicamp (GMU).
Segundo o prefeito, Juliano Henrique Davoli Finelli, o objetivo foi ouvir as demandas dos usuários do campus sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura. O modelo de planejamento, segundo Finelli, foi inédito. Os trabalhos foram iniciados em agosto de 2021. “Foi um esforço coletivo de grande relevância. Agora buscaremos apoio e recursos financeiros da reitoria para a implantação dos projetos”.
A responsável pelo Planejamento Estratégico Prefeitura Universitária, Maria das Graças Veredas, apresentou a metodologia aplicada para o desenvolvimento do Planes. O grupo definiu a missão, a visão, os princípios e os valores a serem levados à comunidade. “A metodologia, com mapa estratégico, aponta as reais necessidades da comunidade e os projetos que podem ser implantados”.
O vice-prefeito dos campi, José Reinaldo Braga, explicou a forma como o grupo elencou os objetivos, seus desdobramentos na prática e a interface com os demais projetos em implantação por outros setores da Unicamp. Braga destacou os eixos definidos para contemplar as ações: Prefeitura Viva e Prefeitura Inteligente. “Com a definição dos eixos, alinhamos o Planejamento Estratégico em esforços que vão nortear e unificar ações, de forma a mostrar vivacidade da Universidade, com uma Prefeitura Inteligente”, explicou.
Antonio Meirelles parabenizou a direção da Prefeitura e a todos participantes da elaboração do Planes. O reitor ressaltou a importância dessas ações para que as demandas da comunidade acadêmica sejam atendidas, de forma a valorizar a Unicamp. “Vejo a preocupação em tornar a Unicamp mais sustentável. A nossa Universidade tem grande reconhecimento por suas ações de sustentabilidade e vamos ampliar nossos projetos, pois queremos ser a mais sustentável da América Latina. Esse deve ser um esforço de todos e a Prefeitura dá agora um passo muito importante”, salientou.
Os 25 projetos a serem elaborados dentro do Planes serão apresentados à reitoria nos próximos dias. O reitor disse que serão analisados para sejam obtidos os recursos necessários.