Grupo de estudantes capacita alunos para conseguirem estágios

Autoria
Edição de imagem

Com o objetivo de auxiliar na preparação de graduandos para o ingresso em estágios, um grupo de estudantes fundou a Liga de Estágios (Liestag) da Unicamp. A organização promove atividades de capacitação focadas nas soft skills (habilidades interpessoais). 

A Liestag foi fundada em junho de 2020. Sua proposta é colaborar para o desenvolvimento de habilidades pessoais que contribuam para a obtenção de vagas de estágio. “Vimos que não havia uma organização estudantil voltada para o desenvolvimento das soft skills. Daí surgiu a ideia de uma liga de estágios”, explica Danilo Nogueira, aluno do curso de Engenharia de Telecomunicações da Unicamp e um dos fundadores da organização.

Liga auxilia graduandos
Voluntários auxiliam graduandos para o ingresso em estágios

“Estagiário do Futuro”

O principal projeto da Liestag é o curso “Estagiário do Futuro”, voltado para as habilidades interpessoais como inteligência emocional, comunicação, oratória e construção de currículo. Em 2021, ele foi oferecido para 40 estudantes. Além dos materiais de estudo fornecidos pelo curso, os alunos puderam ter contato com profissionais de diversas áreas. 

“Elaboramos uma metodologia diferenciada, a metodologia ativa. Tentamos transformar o conteúdo em atividades práticas. Desenvolvemos apostilas e materiais para que os alunos pudessem estudar, mas o foco é nas dinâmicas em conjunto, com profissionais que atuam em diversas áreas”, conta João Pedro Bezerra, presidente da Liestag e aluno do curso de Engenharia Ambiental da Unicamp.

O curso foi dividido em quatro módulos, com uma carga horária de 50 horas. Participaram da programação profissionais de empresas como Embraer, Ambev, Johnson & Johnson e Nike. Uma nova edição do curso está prevista para abril de 2022. O curso “Estagiário do Futuro” recebeu o reconhecimento da organização independente ONOVOLAB, conquistando o segundo lugar em sua Feira de Inovação. 

O retorno dos ex-alunos foi muito positivo. “Pudemos acompanhar o desenvolvimento e o crescimento pessoal e profissional dos alunos”, disse João

Grupo está se expandindo

A Liestag está se expandindo para outras universidades. Atualmente, estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) estão organizando a fundação de uma Liga. A ideia é que haja uma rede espalhada pelo país.

Para o presidente da Liga, o estágio é fundamental na formação e ela contribui para que os estudantes estejam preparados para os processos seletivos. “Nessa etapa, você está tentando definir o que quer fazer. Incentivamos o aluno a não ir atrás de qualquer coisa, mas buscar algo que o inspire enquanto profissional, e que lhe dê experiência”, diz.

Cursos rápidos e mentorias são outros eixos da atuação do grupo. Os cursos rápidos duram três dias e são voltados para habilidades exigidas pelo mercado, sempre com palestras de convidados. 

Além disso, a Liga produz um podcast, o “Bora Estagiar”. A cada episódio, são abordados temas relacionados a habilidades interpessoais e empreendedorismo. Acompanhe as ações da Liestag nas redes sociais, onde também são divulgadas vagas de estágio.

Linkedin

Instagram

Facebook

 

Imagem de capa
Liga de Estágios nasceu em 2020 e conquistou recentemente prêmio pelo curso “Estagiário do Futuro”

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Atualidades

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes

As publicações são divididas de maneira didática nos temas Saúde Geral da Mulher, Saúde Reprodutiva, Saúde Obstétrica e Saúde da Mulher Adolescente

Cultura & Sociedade

Para o reitor Antonio Meirelles, é necessário um compromisso político em favor da solução e o Brasil pode ter um papel de extrema importância nas soluções ambientais globais 

 

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004