HC encerra seu Planejamento Estratégico e define 12 projetos para os próximos anos

Após três meses de trabalho, o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp concluiu seu Planejamento Estratégico (Planes). Foram definidos12 projetos a serem desenvolvidos no quadriênio 2022-2026. As reuniões, que envolveram mais de 60 participantes, foram encerradas em outubro de 2021. O relatório final foi aprovado em reunião do Conselho Superior do HC realizada no dia 21 de fevereiro.

Os projetos para os próximos quatro anos são: Plano terapêutico; Gestão de pesquisas; Gestão de recursos; Satisfação dos clientes e fornecedores; Escritório de projetos; Implantação do AGHUse; Política de comunicação institucional; Núcleo de desenvolvimento multidisciplinar; Absenteísmo e horas extras; Unificação de atividades; Produtividade cirúrgica e Núcleo interno de regulação.

Veja aqui o Planes 2022-2026 do HC Unicamp.

Esses projetos traduzem os sonhos dos que ajudaram a elaborar o Planejamento Estratégico”, comenta Fabrício dos Santos, responsável pelo Escritório de Projetos do HC que irá acompanhar o desenvolvimento do Planes. A primeira reunião com as equipes está marcada para 10 de março.

Paulo Ignácio, professor do Centro de Pesquisa em Engenharia de Produção da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp será um dos orientadores do Escritório de Projetos do HC. “Tudo o que foi apontado precisa ser concretizado e validado. Vamos sair do estratégico para o operacional. O trabalho está apenas começando”, disse.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSS), Nilcilene Pinheiro, a elaboração do Planes 2022-2026 do HC foi um dos maiores desafios enfrentados em 2021. Para ela, é fundamental o comprometimento com os objetivos definidos pelos colaboradores em todos os níveis, desde a alta direção até as equipes operacionais e de apoio, para concluir com sucesso os projetos.

O material aprovado provém da integração de um conjunto de saberes que precisam ser disseminados para todas as equipes do HC Unicamp. O Planejamento Estratégico vai permitir o alinhamento de todas as áreas e a concentração de esforços para o cumprimento da missão do Hospital”, diz.

Para o superintendente do HC, Antonio de Oliveira Filho, o Planejamento estratégico foi elaborado por pessoas altamente engajadas e dedicadas a conduzir o hospital nos caminhos da excelência e da sustentabilidade, cumprindo seu papel social, acadêmico e científico.

Acompanhar a participação intensa nos encontros, discutindo a fundo os problemas e formas de melhoria, propondo soluções, elaborando projetos e pensando o futuro, foi motivo de muita satisfação. Quero agradecer a todos que estiveram conosco nesses meses, trabalhando arduamente para que conseguíssemos concluir o Planes do HC”, disse Antonio.

A realização do Planes 2021-2026 do HC Unicamp contou com a parceria da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), da Faculdade de Enfermagem (FEnf), da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) e do Lean Institute Brasil. A coordenação ficou a cargo do NQSS e da Superintendência do HC Unicamp.

Leia também:

Empatia é um dos valores estratégicos do HC Unicamp

HC Unicamp inicia seu Planejamento Estratégico para os próximos quatro anos

Matéria original publicada no site do HC da Unicamp. 

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Atualidades

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes

As publicações são divididas de maneira didática nos temas Saúde Geral da Mulher, Saúde Reprodutiva, Saúde Obstétrica e Saúde da Mulher Adolescente

Cultura & Sociedade

Para o reitor Antonio Meirelles, é necessário um compromisso político em favor da solução e o Brasil pode ter um papel de extrema importância nas soluções ambientais globais 

 

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004