Acontece nesta segunda-feira (14/3), na Prefeitura de Campinas, uma audiência pública para discutir o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana. A abertura será às 14 horas, no Salão Vermelho, com a presença de representantes da sociedade civil. Outras duas audiências ocorrerão em Americana (16/3) e Jaguariúna (18/3).
“Existe uma determinação estadual de que todas as RMCs apresentem seu PDUI, o que me parece muito positivo. Assim como as grandes cidades precisam de um plano diretor para pensar a metrópole do futuro, a Região se beneficia de uma discussão como essa. Para mim, a discussão metropolitana começa pela questão da mobilidade urbana, já que muitas pessoas trabalham em Campinas e moram em Hortolândia e Sumaré”, afirma o professor José Marcos da Cunha, do Núcleo de Estudos de População (Nepo) da Unicamp.
José Marcos enaltece o esforço dos vários atores envolvidos na preparação das audiências públicas - acadêmicos e funcionários da AgemCamp e da extinta Emplasa. “Audiências públicas são espaços para participação da população nas suas mais diversas facetas. Em discussões desse tipo é possível divulgar as propostas pensadas exaustivamente por instituições, representantes políticos e setores econômicos.”