Educorp amplia público dos seus cursos a partir de diálogo com unidades e órgãos 

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A Escola de Educação Corporativa da Unicamp (Educorp) está ampliando o público dos seus cursos de formação e aprofundando parcerias com unidades e órgãos da Universidade. Junto à Faculdade de Enfermagem (Fenf), será realizado um curso de revisão sistemática para docentes. Outra formação em desenvolvimento é uma trilha elaborada em parceria com a Divisão de Educação Infantil e Complementar (Dedic) da Unicamp. 

A Educorp atua no desenvolvimento de competências de servidores técnicos e administrativos. Atualmente, vem atuando também na formação de  docentes. Para mapear demandas das unidades e órgãos, uma rodada de conversas está sendo realizada. Do diálogo com a Fenf e com a Dedic surgiram dois cursos, que serão oferecidos neste ano. 

audiodescrição: fotografia colorida do coordenador da educorp da unicamp, edison lins; a foto mostra o rosto do professor. ele fala em um microfone, que está em primeiro plano e tem o logo da unicamp
Aproximação com unidades e órgãos da Unicamp permite à Educorp alcançar seus objetivos, avalia coordenador da Escola, Edison Lins

“As duas ações fazem parte do planejamento estratégico da Educorp e atendem a diretrizes da atual gestão da reitoria. A aproximação com as unidades faz parte desse roteiro. A Educorp tem dialogado com todas as unidades de ensino e pesquisa”, aponta o coordenador da Educorp, Edison Cardoso Lins. 

Aperfeiçoar o diálogo com as unidades e órgãos, avalia, permitirá à Educorp alcançar seus objetivos com mais eficiência. “A Educorp atende à demanda de funcionários, mas está ampliando para toda a instituição, onde for pertinente”. Além disso, uma aproximação com o Instituto de Computação e com a Faculdade de Engenharia Elétrica deverá aperfeiçoar as plataformas digitais da Escola.

Curso de revisão sistemática para docentes da Enfermagem

No caso da Fenf, a interlocução com a Educorp viabilizou um curso de revisão sistemática, que será oferecido a 15 docentes da Faculdade. O curso será ministrado em inglês e terá início em novembro. Docentes da Fenf, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) e profissionais do instituto australiano Joanna Briggs serão responsáveis pelas aulas. É a primeira experiência de um curso da Educorp voltado exclusivamente a docentes.

A diretora da Fenf, Maria Helena Baena, frisa a importância da revisão sistemática, etapa da pesquisa que visa reunir evidências sobre determinada questão. “O volume da produção científica atual é altíssimo, e é importante sintetizar esse conhecimento científico. Como se faz isso? Através de revisão de literatura”. 

audiodescrição: fotografia colorida da diretora da faculdade de enfermagem da unicamp, maria helena baena. ela está fazendo uma fala, com microfone, e em primeiro plano, na mesa, há uma placa indicando o seu nome
Importância da formação e da parceria com a Educorp é ressaltada pela diretora da Fenf, Maria Helena Baena

A revisão sistemática, diz a professora, é fundamental para profissionais de saúde, que precisam se manter atualizados a respeito de terapias, medicamentos e tratamentos. É também relevante para pacientes que buscam informações atualizadas sobre estes assuntos. O curso ensinará métodos rigorosos para esse tipo de pesquisa. 

A importância da formação continuada e da parceria com a Educorp é ressaltada por Maria Helena. Segundo a professora, a atualização do conhecimento é fundamental para docentes, profissionais da área e funcionários técnico-administrativos. 

Os docentes selecionados para a formação são líderes de grupos de pesquisa e irão replicar o conhecimento a alunos e colegas. Haverá ainda a possibilidade de aplicar o conhecimento em novos cursos da Educorp, conforme aponta o diretor da Escola. 

Trilha de educação infantil

Junto à Dedic, a Educorp realizará um curso na área de educação infantil. A trilha está sendo desenvolvida por  profissionais de ambos os órgãos e abordará assuntos pedagógicos e transversais à educação, como saúde, nutrição e relações familiares

“A trilha de educação infantil não está sendo pensada isoladamente. Iremos considerar todas as experiências da Dedic e dialogar com a Faculdade de Educação e especialistas da Unicamp. Além disso, buscaremos especialistas externos que possam enriquecer a trilha”, conta Edison.

audiodescrição: fotografia colorida de uma mesa de reuniões e ao entorno dela membros da dedic e da educorp, todos usam máscara e posam para a foto
Membros da Educorp e da Dedic em reunião para construção da trilha de educação infantil

A formação será no formato híbrido, direcionada a profissionais da Dedic e ao público externo. A Dedic, vinculada à Diretoria Executiva de Ensino Pré-Universitário (DEEPU), é constituída pelo Centro de Convivência Infantil (CECI), nas modalidades parcial e integral, e pelo Programa de Desenvolvimento e Integração da Criança e do Adolescente (Prodecad). O CECI atende crianças de 0 a 5 anos e o Prodecad de 6 a 14 anos. O complexo educacional atende a filhos de estudantes, de servidores técnico-administrativos e de docentes.

O coordenador da Educorp ressalta que a formação irá  valorizar os profissionais da Dedic. A ideia é tornar o curso permanente, com constantes atualizações. “O contexto da educação é dinâmico, por isso a trilha não será fixa. Iremos atualizá-la a partir das necessidades e inovações”.

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audiodescrição: fotografia colorida de uma mesa de reuniões e ao entorno dela membros da dedic e da educorp, todos usam máscara e posam para a foto

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Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004