A Biblioteca de Obras Raras “Fausto Castilho” (Bora) celebrou na última sexta-feira (1/4), com a abertura de uma exposição, o recebimento do acervo da pesquisadora Ana Primavesi. O material, que foi doado pela família e inclui manuscritos, livros e publicações inéditas, chegou à Unicamp em agosto de 2021 e encontra-se em fase de preparação para acesso ao público.
Segundo Danielle Ferreira, coordenadora da Bora, o conteúdo do patrimônio doado tem alto valor histórico, documental e cultural. Sua consolidação deverá exigir, portanto, um processo cuidadoso, envolvendo planejamentos diversos, como a preservação e a catalogação do material. “Será necessário construir um espaço especial para abrigar não somente o acervo documental e bibliográfico, mas também memorabilia e objetos pessoais de Ana Primavesi”, explica.
A mostra “Ana Maria Primavesi: sementes e frutos da Agroecologia” poderá ser vista até o dia 8 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.
Pioneirismo na Agroecologia
Ana Primavesi recebeu inúmeras homenagens e títulos de universidades brasileiras, além de prêmios como o One World Award de 2012 da IFOAM (Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica), uma das maiores distinções na área de agroecologia. A pesquisadora publicou 12 livros, e vários artigos em revistas científicas e de divulgação. “A presença do acervo de Ana Primavesi na Unicamp se torna muito relevante por seu reconhecimento nacional e internacional, e também pelo fato de ser ela a primeira mulher a ocupar um lugar nas coleções da Bora”, destaca Danielle.
Leia mais:
Unicamp recebe acervo de Ana Maria Primavesi, pioneira da agroecologia
Ana Primavesi: um legado da Agroecologia para a Unicamp
Confira as imagens produzidas durante a cerimônia de de doação e abertura da exposição: