Girassol, jatobá, algodoeiro, trigo, capim limão, gengibre, lótus e outras dezenas de espécies compõem o Jardim Educativo do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp. De responsabilidade da professora Maria do Carmo Amaral, ele propicia conhecimento em Botânica, área da Biologia que estuda as plantas e algas. Atividades com estudantes e idosos do programa UniversIDADE são desenvolvidas no local, promovendo engajamento da comunidade com o meio-ambiente.
No Jardim Educativo, há canteiros temáticos com plantas de importância econômica, cultural e religiosa, aquáticas e do deserto. Há também ervas aromáticas, ervas daninhas e árvores, entre elas algumas frutíferas. O espaço fica em frente ao prédio da pós-graduação do IB. No local encontra-se também o lago criado em homenagem aos 20 anos da Unicamp, que abriga espécies como o lótus e o papiro.
A inauguração oficial do Jardim ocorreu em setembro de 2021. Na ocasião, o pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, professor Fernando Coelho, plantou uma muda de pau-brasil no local. A Proec apoia o projeto.
Calouros são convidados a plantar árvores
Desde 2020, alunos ingressantes do IB são convidados a plantar árvores no jardim. Dessa forma, podem acompanhar seu desenvolvimento ao longo dos anos de graduação. Devido à suspensão das atividades presenciais na Unicamp, os ingressantes de 2021 e 2022 realizaram o plantio na Calourada deste ano.
“Eles plantavam as árvores quando se formavam e talvez nunca mais a vissem. Agora plantam quando chegam e têm quatro anos para acompanhar”, explica Maria do Carmo. Em um contexto de degradação ambiental, observa a professora, envolver-se com as plantas contribui para um vínculo direto com o meio-ambiente. “Se você tem contato com a beleza da natureza, você não será mais indiferente às questões ambientais”, pontua.
Na Calourada deste ano, alunos do curso diurno que ingressaram em 2021 plantaram uma árvore da região do cerrado em Mato Grosso do Sul, o arreiro-preto (Prosopis rubriflora). Ela tem flores vermelhas e é visitada por pássaros. Já a turma do noturno plantou uma muda de jatobá (Hymenaea courbaril), cujas flores abrem-se à noite e são polinizadas por morcegos. A turma de 2022 do diurno plantou um cajueiro (Anacardium occidentale) e a do noturno uma muda de guaraná (Paullinia cupana).
Integrantes do programa UniversIDADE também estão sendo recebidos no Jardim. Já ocorreram três oficinas. Nelas, a professora Maria do Carmo, o colaborador do IB Volker Bittrich e monitores guiam os participantes, dando informações sobre as plantas. Os professores planejam expandir as visitas para escolas.
Homenagem a professores
Em 2020, alunos plantaram uma unha de vaca e um goiabão, cujo nome científico, eugenia leitonii, é uma homenagem ao professor do IB Hermógenes Leitão Filho, falecido em 1996.
João Semir, que foi orientando do professor Hermógenes e docente do IB, também recebeu uma homenagem, com uma muda de jabuticabeira. As plantas ficam próximas e a professora Maria do Carmo conta que, uma semana depois de plantarem o goiabão, a jabuticabeira floresceu. “Ou ficou contente ou é o poder do orientador”, brinca.