A Biblioteca do Instituto de Química passa a ser denominada Biblioteca Prof. Dr. Oswaldo Luiz Alves. A reinauguração ocorreu na última sexta-feira (1/4), com a presença do diretor Marco Aurélio Zezzi Arruda, funcionários e alunos do Instituto. O evento também marcou a abertura de uma exposição com as medalhas, diplomas, prêmios e honrarias recebidas pelo professor ao longo de sua carreira acadêmica. A mostra permanecerá aberta ao público até o final de abril.
Tanto os objetos como o acervo pessoal do docente foram doados pela família. São cerca de 380 obras sobre temas diversos ligados à química e nanociência. Segundo a diretora da Biblioteca, Camila Fullin, será uma grande contribuição ao patrimônio da Universidade. A primeira etapa de higienização das obras já foi iniciada e, após a catalogação dos títulos, elas serão disponibilizadas para consulta pública.
Químico brilhante
Morto em julho de 2021, Oswaldo Alves foi uma referência mundial na área de Química do Estado Sólido. Seus estudos concentravam-se em aspectos ligados à nanotecnologia. Foi membro ativo da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e coordenava seus trabalhos na regional do interior de São Paulo. Sua partida repentina causou grande comoção na comunidade científica nacional.
Leia mais:
Comunidade científica perde Oswaldo Luiz Alves
O legado de inovação e perseverança de Oswaldo Luiz Alves
Em memória de Oswaldo Luiz Alves, que deu negritude à ciência brasileira
Confira imagens da exposição que pode ser vista até final de abril: