Morreu nesta quarta-feira (6/4) o engenheiro da computação e professor da Unicamp Eduardo Tadao Takahashi, um dos responsáveis pelo planejamento e implantação da internet no Brasil. Tadao graduou-se em Ciências da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1972) e em Comunicação Social pela PUC-Campinas (1973). Por sua contribuição fundamental ao desenvolvimento da internet, foi eleito para o Hall da Fama da Internet, da Internet Society.
O velório de Tadao Takahashi será na sexta-feira, 8 de abril, das 9h às 11h, no cemitério Parque Nossa Senhora da Conceição (Amarais), localizado na rua Sylvia da Silva Braga, s/n, Jardim Santa Mônica, Campinas (SP).
Inclusão digital
Em 1989, o professor fundou a Rede Nacional de Pesquisas do Brasil (RNP), vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A RNP, hoje Rede de Ensino e Pesquisa, foi responsável pela coordenação com outras redes acadêmicas que formaram a base para a fundação da internet brasileira.
Em 1999, criou e coordenou o Programa Nacional para a Sociedade da Informação do Brasil (SOCINFO). Vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o SOCINFO visava a expansão do uso estratégico da internet no Brasil.
Preocupado com a inclusão digital, Tadao enfatizou, em entrevista à Folha de São Paulo, em 2001, a necessidade de prover internet para aqueles que não poderiam pagar pela conectividade, e de difundi-la para além das grandes cidades.
O professor ainda atuou em órgãos internacionais para a formulação de políticas públicas ligadas à tecnologia da informação e comunicação. Na Organização das Nações Unidas (ONU), foi conselheiro da Aliança Global sobre Tecnologia da Informação, atuando em questões como a inclusão digital, e coordenador de planejamento do Núcleo de Estudos Sobre o Futuro da Unesco.
Em 2017, foi eleito para o Hall da Fama da Internet, prêmio criado para homenagear pioneiros no desenvolvimento da internet. Tadao recebeu o reconhecimento na categoria Conectores Globais, concedida aos que contribuíram para o crescimento, conectividade e uso da internet em uma escala global ou dentro de uma região específica com impacto global.
Trajetória na Unicamp
Na Unicamp, Tadao formou-se em 1972. Contratado como professor assistente do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC), foi alocado no Departamento de Ciência da Computação (DCC). O DCC tornou-se posteriormente o Instituto de Computação (IC).
O professor Tadao ministrava a disciplina de Introdução à Programação de Computadores em uma época em que a Unicamp tinha apenas um computador, o IBM 1130 (32k de RAM 5Mb de HD). Para resolver o problema de sobrecarga da máquina, trouxe o compilador Fortran Coppefor para a Unicamp, o que facilitou o aprendizado dos estudantes.
Pioneiro em muitas iniciativas, em 1974 coordenou um projeto de ensino de programação para alunos de escolas de segundo grau, em convênio com o MEC, com turmas experimentais em colégios da região. Em 1975, introduziu Pascal para os ingressantes do curso de Ciência da Computação. No ano de 1976, foi para o Japão cursar o mestrado, retornando à docência em 1979.
Leia mais:
Nota de falecimento do Instituto de Computação (IC).
Morre Tadao Takahashi. Brasil perde um dos pais da Internet comercial
Nota de falecimento: Eduardo Tadao Takahashi, pioneiro de redes no Brasil
Assista à entrevista com Tadao Takahashi concedida ao canal Convergência Digital: