Curso livre e gratuito aborda lógica, argumentação e pensamento crítico

Autoria
Edição de imagem

A Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) e a plataforma Coursera estão oferecendo um curso gratuito de nove semanas sobre "Lógica, Argumentação e Pensamento Crítico". 

Trata-se de um curso livre, aberto a qualquer pessoa interessada em desenvolver técnicas de argumentação e aprimorar a capacidade crítica. É especialmente recomendado a estudantes do final do Ensino Médio, universitários, advogados, jornalistas e pessoas que atuam na carreira política, entre outros. As aulas serão de responsabilidade dos professores Walter Carnielli, do Centro de  Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE), e Juliana Bueno-Soler, da Faculdade de Tecnologia (FT), ambos docentes e pesquisadores da área de lógica e filosofia da ciência.

Segundo Walter Carnielli, as conexões entre linguagem e lógica foram esclarecidas por Aristóteles há mais de 2.300 anos. O pensamento crítico seria uma combinação equilibrada entre lógica e linguagem, essencial para o raciocínio e a argumentação. “O pensamento crítico envolve olhar para uma situação a partir de diferentes perspectivas, esclarecer e avaliar a aceitabilidade das premissas, e chegar à conclusão mais eficaz, que pode ser a solução para um problema”, explica.

Carnielli avalia que a racionalidade do mundo está em risco. Muitas pessoas caem nas armadilhas da desinformação e das fake news por falta de lógica e raciocínio dedutivo. “Há pessoas inescrupulosas - na política, religião, na propaganda e na mídia - que se aproveitam dessa fraqueza, espalhando fake news, postando conteúdos duvidosos e influenciando as eleições e a democracia”, alerta. 

Para Juliana Bueno-Soler, a lógica e o raciocínio são cruciais também no  desenvolvimento da carreira. Ela considera essencial um conhecimento básico de argumentação e raciocínio crítico em todas as áreas, seja na administração, direito, finanças,  enfermagem, jornalismo, engenharia, física, química, biologia ou computação.

Uma das vantagens do curso é oferecer um treinamento simples em linguagem, lógica básica e raciocínio para tornar as pessoas capazes de ampliar a gama de conhecimentos e de aprender sozinhas. “Quando nos deparamos com uma situação do dia a dia, ou uma questão difícil de resolver, a lógica pode ser aplicada para se obter melhores resultados.”

O pensamento crítico, diz Carnielli, dá às pessoas a chance de usar suas habilidades de raciocínio para analisar, avaliar e planejar estrategicamente. Isso nos permite identificar falácias e tomar decisões imparciais, sem ser influenciado por propaganda de qualquer tipo. “Com o pensamento crítico, adquirimos meios de julgar bem. Ele nos permite enfrentar praticamente qualquer situação e descobrir as razões do que acontece. Com isso, melhoramos nossa capacidade de formar julgamentos sólidos e de avaliar os argumentos alheios”, explica. 

Os professores citam alguns dos ganhos para os alunos que participam do curso, como, por exemplo, habilidades de comunicação. Tais habilidades serão aprimoradas, pois o aluno poderá apresentar ideias por meio de argumentos sistemáticos e fundamentados. Outro ganho seria construir e defender os próprios pontos de vista de forma elegante e não violenta e, ainda, habilidades de redação, com aprendizado da escrita para situações diversas, como petições, trabalhos escolares, teses e dissertações, relatórios, mídias sociais, etc. 

Os professores enumeram as habilidades que o estudante será capaz de incorporar ao concluir o curso:  compreender o pensamento como um processo lógico e linguístico; identificar e avaliar premissas, argumentos, crenças e evidências; compreender os elementos da lógica;  compreender os conceitos de argumentos válidos, fracos, ruins e fortes; pensar criticamente a mídia, incluindo a mídia social, avaliar as questões morais e políticas; usar raciocínio crítico para resolver problemas; refutar argumentos ruins e construir argumentos melhores; comunicar-se com mais eficácia tanto na forma falada quanto na escrita; defender-se contra fake news, negacionismo e desinformação. 

Confira a ementa do curso: 

-Argumentos, linguagem e lógica

-Os limites do argumento e os bons argumentos

-Reparando argumentos e avaliando premissas

-Lógica e argumentos complexos

-Como generalizar e evitar erros

-Como evitar falácias

-Como raciocinar bem com analogias e números

-Como tomar decisões e raciocinar bem com causa e efeito

-Como se defender de golpes e fake news

Leia mais: 

Curso oferecido pela Unicamp é destaque na plataforma Coursera

Imagem de capa
Professores Juliana Bueno-Soler e Walter Carnielli: Oferecido pela plataforma Coursera, o conteúdo é recomendado a profissionais de diversas áreas

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Atualidades

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes

As publicações são divididas de maneira didática nos temas Saúde Geral da Mulher, Saúde Reprodutiva, Saúde Obstétrica e Saúde da Mulher Adolescente

Cultura & Sociedade

Para o reitor Antonio Meirelles, é necessário um compromisso político em favor da solução e o Brasil pode ter um papel de extrema importância nas soluções ambientais globais 

 

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004