Em reunião com o governador Rodrigo Garcia e seu secretariado, realizada nessa segunda-feira (18) em Campinas no âmbito do programa “Governo na Área”, o reitor da Unicamp Antonio José de Almeida Meirelles enfatizou a necessidade de investimentos públicos para desenvolver a infraestrutura do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS). Meirelles propôs a estruturação de um complexo de inovação centrado no tema da saúde como forma de impulsionar o projeto. O HIDS é um modelo de distrito inteligente a ser instalado em Campinas. Seu planejamento envolve a Unicamp, a prefeitura do município, o governo do Estado e outras 11 instituições públicas e privadas.
Na opinião do reitor, o tema da saúde pode compatibilizar várias agendas de pesquisa, inovação e desenvolvimento da região. Ele permitiria articular ciência e tecnologia em assistência, equipamentos médicos, medicamentos, insumos, logística e tecnologias digitais, respondendo, ao mesmo tempo, à preocupação das prefeituras e do governo estadual em melhorar o atendimento assistencial na Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Meirelles destacou a intenção da Universidade de recuperar nascentes e corredores ecológicos situados na área do HIDS, que totaliza mais de 11 milhões de metros quadrados. A ação marcaria, desde o início, o vínculo entre inovação e sustentabilidade ambiental que caracteriza o projeto.
Participaram da reunião o prefeito Dário Saadi e a secretária de Desenvolvimento Econômico de Campinas, Adriana Flosi; o presidente e o vice-presidente do Conselho da RMC, prefeitos Gustavo Reis, de Jaguariúna, e Luiz Dalben, de Sumaré; os deputados federais Vanderlei Macris, Carlos Sampaio e Arnaldo Jardim; e os deputados estaduais Barros Munhoz, Dirceu Dalben e Rafa Zimbaldi, entre outras lideranças políticas da região.