O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, recebeu executivos do Banco Santander nessa terça-feira (19) para discutir parcerias entre as instituições com vistas à implementação de programas de sustentabilidade, inovação e inclusão.
De acordo com o reitor, interessam à universidade projetos voltados para os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) adotados em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), os quais compõem uma agenda mundial de desenvolvimento sustentável. Essa agenda, que deve ser cumprida até 2030, prevê programas que vão desde a redução de desigualdades e erradicação da pobreza até projetos de inovação e crescimento econômico.
“Para nós, o ranking da sustentabilidade é importante não apenas no que se refere à pauta ambiental. Trabalhamos também com metas de inclusão de minorias e desenvolvimento do empreendedorismo social”, ressaltou Antonio Meirelles.
O reitor lembrou ainda que a Unicamp tem forte presença em projetos de bioeconomia e pretende ampliar essa atuação a partir de parcerias com a iniciativa privada.
"Nossa parceria com o Santander já é histórica, mas queremos ampliar nosso contato com o mundo externo em programas de meio ambiente, inovação e inclusão. Esse é o espírito da universidade e também do mundo corporativo", disse Meirelles. Participaram do encontro com os executivos os pró-reitores João Marcos Travassos Romano (Pesquisa), Fernando Coelho (Extensão e Cultura) e Ivan Toro (Graduação).
A vice-presidente executiva de relações institucionais e sustentabilidade do Santander, Patricia Audi, adiantou que os acordos preveem a implementação de programas voltados para a educação, como os de capacitação e educação financeira. Há também projetos de bioeconomia. "Trinta por cento do parque de energia renovável do Brasil teve a participação do Santander", lembrou. Além dela, estiveram no encontro os executivos Anderson da Silva Pereira (Diretor Universia), Nicolas Vergara (Superintendente Executivo Universidades) e Pedro Mendonça da Silva (Gerente Universia).