Professores contratados a partir de 2020 participaram, nos dias 12 e 13 de abril, do “11º Acolhimento de Novos Docentes da Unicamp”. O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG), pelo Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA2) e pelo Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE). O objetivo foi integrar os novos professores à vida acadêmica, orientá-los acerca do funcionamento da Universidade e discutir processos de ensino e aprendizagem. Com a suspensão do acolhimento presencial em virtude da pandemia, a atividade recebeu docentes que ingressaram nos últimos dois anos.
O encontro teve início na manhã do dia 12. As boas-vindas foram apresentadas pelo reitor da Universidade, Antonio José de Almeida Meirelles, por pró-reitores e pela coordenadoria da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp). O reitor salientou o momento especial que a Unicamp vive, com a retomada das atividades presenciais e a contratação de novos docentes. “Isso nos permite vislumbrar o futuro da Universidade, com a força dos jovens docentes”, disse.
Ele destacou a excelência da Unicamp e o desafio para mantê-la, considerando as dificuldades decorrentes da pandemia. Frisou também o papel dos professores no fortalecimento do tripé de atuação da Unicamp - pesquisa, ensino e extensão. “Vocês são o elo de uma universidade com uma grande história e que construiu um grande nome no país e internacionalmente”.
Acolhimento recebeu docentes de 2020 a 2022
Foram convidados para o acolhimento 68 docentes, desde os que entraram pouco antes da pandemia até os recém-chegados. Aproximadamente 30 participaram da atividade. Todos puderam compartilhar um pouco de suas trajetórias profissionais.
Docente da Unicamp desde o início de 2020, a professora do Instituto de Artes Erika Schwarz deu apenas uma aula antes da suspensão das atividades presenciais. “Esse período online foi um desafio, mas a infraestrutura que a Unicamp nos ofereceu, com as plataformas de ensino, ajudou a deixar mais dinâmico o processo”.
Atuando na área de Artes Cênicas, ela relatou a felicidade de ministrar as disciplinas práticas fora das telas. “Estou feliz em retornar ao trabalho presencial e realizar as disciplinas que envolvem o corpo. O ambiente construído em grupo, com troca de energia, é algo importante para nós”.
Eder Pincinato, professor da Faculdade de Ciências Médicas que ingressou na Unicamp durante a pandemia, não escondia o entusiasmo com o retorno e com as boas-vindas ao campus. “Apesar de já fazer parte da comunidade, o contato online acaba sendo um pouco frio. Retornar ao trabalho presencial e ver as pessoas é gratificante”.
Ele já conhecia a Unicamp, onde realizou o doutorado, e desejava retornar como docente. “Começar como professor da universidade é uma responsabilidade muito grande. Estou muito feliz com as palavras de boas-vindas e de apoio, e com a oportunidade de entender melhor a estrutura da universidade”.
O acolhimento prosseguiu na tarde do dia 12 e durante o dia 13. A programação contemplou temas como a estrutura da Unicamp, o processo de ensino e aprendizagem e a carreira docente.