O professor Arnaldo César Walter assumiu a direção da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) no último dia 27 de abril. O novo diretor cumprirá o mandato de 4 anos (2022-2026) ao lado da professora Kátia Luchesi Cavalca Dedini. Walter acredita que o novo cargo impõe desafios, mas será a maneira de contribuir para o crescimento da Faculdade. Em seu discurso de posse, ele assegurou que pretende dialogar com todas as categorias em busca de um consenso administrativo. “Acreditamos na estratégia do diálogo para alcançar o consenso. Faz parte do ciclo desenvolvermos um ambiente adequado no dia a dia”, destacou.
À frente da direção da FEM desde abril de 2018, os professores Alberto Serpa e Waldyr Gallo deixaram o cargo com a satisfação de ter concluído a revisão do Planejamento Estratégico da Faculdade e a Certificação, documento que prevê o quadro de pessoal técnico e administrativo do órgão. “Só quem exerce a função conhece os desafios, enfrentados em meio à complexidade das situações que se apresentaram durante o período, como a crise orçamentária, a crise política e, por fim, a pandemia, que exigiu inúmeras adaptações do sistema de trabalho e ensino”, avaliou Serpa.
Retorno ao presencial
A cerimônia de posse, presidida pelo reitor Antonio José de Almeida Meirelles, foi a primeira dessa natureza a acontecer em formato presencial. A coordenadora geral da Universidade, professora Maria Luiza Moretti, descreveu o momento como especial, pois coincidiu com o aniversário de um ano da posse da nova gestão da Unicamp. “Estamos voltando da melhor forma possível, apesar do impacto da pandemia”, comemorou. O reitor Antonio Meirelles também fez menção ao período singular pelo qual a Unicamp ainda passa. “Foi um período exitoso, embora com impactos. Estamos conseguindo manter a Universidade funcionando, com uma situação orçamentária melhor e abrindo espaço para reposições de docentes e servidores, desafogando demandas represadas”.
Para o reitor, a Faculdade de Engenharia Mecânica tem um papel marcante na pauta da sustentabilidade pois teria as condições de encontrar soluções para áreas estratégicas no país. Ele citou as pesquisas sobre transportes, energia e sistema elétrico. “A formação de pessoas nessas áreas é nossa contribuição para servir a uma sociedade mais inclusiva”, concluiu.
Pela limitação do espaço, a cerimônia foi transmitida pelo canal do Youtube da FEM.