O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, recebeu na tarde desta segunda-feira (2) a vereadora Thainara Faria (PT), da Câmara Municipal de Araraquara. O tema da reunião foi o intercâmbio entre universidade e poder público municipal. O reitor defendeu a troca de experiências em políticas públicas voltadas ao emprego, inclusão e inovação.
Um dos pontos debatidos foi o cooperativismo de plataformas, conceito segundo o qual as plataformas digitais são controladas por trabalhadores ou comunidades locais. O modelo prevê uma gestão mais democrática, dado que a propriedade é compartilhada.
Thainara lembrou que um exemplo desse modelo entrou em operação este ano na cidade, com um aplicativo de transporte de passageiros. Motoristas interessados se cadastraram em uma cooperativa e definiram, em conjunto, as regras de funcionamento do sistema.
Meirelles manifestou o interesse da Unicamp em promover e aplicar programas de inclusão, formação e inovação tecnológica em municípios. Ele propôs que uma caravana de professores e técnicos vá até Araraquara para estudar parcerias em programas voltados para a capacitação e o estímulo à economia coletiva solidária.
Segundo o pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho, a universidade tem um histórico de intervenções de sucesso em áreas como agricultura familiar, agricultura solidária ou programas voltados a idosos.
Vice-presidente da Câmara Municipal, a vereadora, de 27 anos, foi a mulher mais jovem a assumir uma cadeira na última legislatura municipal e a primeira negra a ocupar o cargo.
Também participaram do encontro os professores Sávio Cavalcante, assessor da Pró-Reitoria de Graduação (PRG); Susana Durão, coordenadora da Secretaria de Vivência nos Campi (SVC), Silvia Santiago, titular da Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH), Ricardo Dahab, diretor da Coordenadoria Integrada de Tecnologia da Informação e Comunicação (Citic) e a a chefe adjunta do Gabinete do Reitor, Adriana Ferreira.