Comvest recebe pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2023 a partir de 16 de maio

Edição de imagem

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abre, nesta segunda-feira (16, o período para solicitar isenção da taxa de inscrição. Ela valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2023 quanto para a modalidade Enem-Unicamp 2023. Os pedidos deverão ser realizados até o dia 7 de junho, exclusivamente pela internet, na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br). Candidatos de todo o país podem solicitar a isenção. O Edital com todos os detalhes já está disponível na página da Comvest. A Comissão abriu a estudantes que são ou foram bolsistas em escolas particulares ou privadas a possibilidade de solicitarem o benefício. O pré-requisito, em todas as modalidades, é ter concluído ou concluir o Ensino Médio em 2022.

A isenção da taxa de inscrição passa a ser oferecida em quatro modalidades: 1–candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até 1,5 salário mínimo bruto mensal por morador do domicílio) oriundos de escolas públicas; 2– funcionários da Unicamp e Funcamp; 3–  candidatos aos seguintes cursos noturnos: Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia; Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental; e 4bolsistas de escolas privadas ou particulares.

A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1, um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3, e 150 isenções na modalidade 4.

Para solicitar a isenção na nova modalidade, os interessados deverão comprovar ter recebido bolsa de estudo, parcial ou integral, em escolas privadas durante todo Ensino Médio ou ter cursado escolas pertencentes ao Sistema Senai, Sesi, SENAC, ou outra instituição privada de educação gratuita, em todo o Ensino Médio. Deve comprovar também estar integrado a domicílio familiar cuja renda bruta corresponda a 1,5 salário mínimo mensal por morador.

Documentação

Os estudantes devem consultar no Edital, disponível na página da Comvest, a documentação necessária para a comprovação exigida no ato da solicitação em cada modalidade dos pedidos de isenção. Os documentos devem ser digitalizados e enviados durante o período de inscrição, impreterivelmente.

A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada no dia 29 de julho. A partir desta data, eles irão receber – exclusivamente por e-mail – um comunicado de que foram beneficiados. Importante: Os contemplados não estarão automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2023 ou no Enem-Unicamp 2023. É preciso, posteriormente, fazer as inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest.

O calendário do Vestibular Unicamp 2023 já foi divulgado na página da Comvest; as inscrições serão realizadas entre 1º de agosto e 2 de setembro de 2022, pela internet. Já as inscrições para a modalidade Enem-Unicamp serão realizadas em novembro.

Imagem de capa
A novidade é o oferecimento de 150 isenções para bolsistas de escolas privadas e particulares

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Atualidades

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes

As publicações são divididas de maneira didática nos temas Saúde Geral da Mulher, Saúde Reprodutiva, Saúde Obstétrica e Saúde da Mulher Adolescente

Cultura & Sociedade

Para o reitor Antonio Meirelles, é necessário um compromisso político em favor da solução e o Brasil pode ter um papel de extrema importância nas soluções ambientais globais 

 

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004