Mesa de especialistas abre o Fórum de Sustentabilidade

Autoria
Edição de imagem

A ex-ministra do Meio Ambiente e co-presidente do Painel de Recursos Naturais da ONU,  Izabella Teixeira, e o professor da FGV Roberto Pereira Guimarães, um dos organizadores da Rio 92, participaram no domingo (5) da abertura do Fórum Especial Desafios da Sustentabilidade, organizado pela Unicamp. Eles integram a Mesa Inaugural "Sustentabilidade e Governança".

Confira a programação completa

Fernando Coelho, pró-reitor de Extensão e Cultura: O pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho lembra que, em 2022, comemoram-se os 50 anos da Conferência de Estocolmo
Fernando Coelho, pró-reitor de Extensão e Cultura, lembra que, em 2022, comemoram-se os 50 anos da Conferência de Estocolmo

Guimarães é mestre e doutor em Ciência Política. Entre 1993 e 2007, atuou na ONU, inicialmente na CEPAL (Comissão Econômica para América Latina e Caribe), em Santiago, e, entre 2004 e 2007, foi Chefe de Análise Social e Política no Secretariado da ONU em Nova York. Atuou também na Coordenação Técnica das Conferências das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92, Rio+5 e Joanesburgo 2002).

Em 2013, Izabella Teixeira recebeu o Prêmio Global “Campeões da Terra”, da ONU Meio Ambiente, por sua contribuição para a redução do desmatamento na Amazônia. Ocupou posições no Ministério do Meio Ambiente, no Governo do Estado do Rio de Janeiro e no Ibama e participou da negociação do Acordo de Paris, um tratado internacional sobre mudanças climáticas.

O Fórum é uma iniciativa do Gabinete do Reitor e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). No período de 4 a 7 de junho, estão sendo debatidos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU. Eles estabelecem metas como erradicação da fome e da pobreza, estímulo ao uso de energia limpa e busca pela inovação. Serão 21 mesas-redondas, além de oficinas pedagógicas e estandes. Haverá debates específicos  sobre as metas da ONU. 

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho, lembra que, em 2022, comemoram-se os 50 anos da Conferência de Estocolmo, primeira grande reunião de chefes de Estado organizada pela ONU para tratar de questões relacionadas à degradação do meio ambiente.

Também completam-se 30 anos da Eco 92, a Conferência do Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro. “A partir dessas reuniões, os conceitos de sustentabilidade foram disseminados pelo mundo”, afirma o pró-reitor.

Assessor Marcelo Cunha: A ideia é "dialogar com os diversos atores da sociedade, como institutos de pesquisas, entidades de governo, empresas e a sociedade civil"
Assessor Marcelo da Cunha: A ideia é "dialogar com os diversos atores da sociedade, como institutos de pesquisas, entidades de governo, empresas e a sociedade civil"

Observatório de Sustentabilidade

Durante o Fórum, está previsto o lançamento do Observatório da Sustentabilidade da Unicamp. Segundo o professor Marcelo da Cunha, assessor do Gabinete do Reitor, o Observatório terá duas vertentes. Por um lado, será um repositório de dados sobre a produção científica, didática e de extensão da Unicamp sobre o tema. Nele serão organizadas, por exemplo, ações que resultaram em programas como o Lixo Zero ou o Campus Sustentável.

Na outra vertente, o Observatório será um espaço permanente para debates sobre a sustentabilidade, não apenas dentro da Unicamp. A ideia é "dialogar com os diversos atores da sociedade, como institutos de pesquisas, entidades de governo, empresas e a sociedade civil".

Saiba mais na entrevista que ele concedeu à Rádio Unicamp:

 

 

Núcleo de Samba Cupinzeiro

Além dos debates sobre sustentabilidade, o Fórum terá atrações culturais como a apresentação do Grupo de Samba Cupinzeiro, que, neste mês de junho, completa 21 anos.

Anabela Leandro, professora de canto, percussionista e uma das fundadoras do Núcleo, considera simbólica a participação do grupo. "Nossa história sempre foi a de refletir sobre a sustentabilidade". Para ela, apesar de muitas vezes alegre, o samba é a voz do lamento, um lugar de denúncia.

No repertório, há canções sobre as mudanças climáticas, como "Chorando pela Natureza", de Paulo César Pinheiro e João Nogueira. "A natureza está clamando por tanto lutar, não resistiu", diz a letra, escrita há pelo menos 30 anos. 

Há também composições sobre desigualdade social, denunciando a fome e as extensas jornadas em troca de salários indignos, como o samba "Identidade", do compositor baiano Ederaldo Gentil.

De Ederaldo, o grupo também canta "O Ouro e a Madeira", sucesso no Brasil nos anos de 1970 ("O ouro afunda no mar/Madeira fica por cima/ Ostra nasce do lodo/gerando pérolas finas").

O Cupinzeiro cantará, ainda, clássicos de Dona Ivone Lara, Cartola, Nelson Cavaquinho, entre outros. "É uma honra levar o samba para dentro da Universidade", diz Anabela. O show acontece no domingo, às 19h, na Casa do Lago.

Outras atrações culturais

Outras atrações culturais integram a programação do Fórum no domingo, como a peça teatral "A viagem de um canudinho" (10h). Às 11h, "Toré com indígenas da etnia Kariri-Xocó, de Alagoas". O filme "Fora de onde?", com a presença da atriz e doutoranda da Unicamp Pamella Villanova, será exibido às 12h. 

O Coral "Zíper na Boca", sob a condução da maestrina Vivian Nogueira, está na programação das 16 horas. Todos os eventos ocorrerão no Espaço Multiuso Casa do Lago da Unicamp.

Imagem de capa
Pró-reitor de Extensão e Cultura Fernando Coelho

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Atualidades

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes

As publicações são divididas de maneira didática nos temas Saúde Geral da Mulher, Saúde Reprodutiva, Saúde Obstétrica e Saúde da Mulher Adolescente

Cultura & Sociedade

Para o reitor Antonio Meirelles, é necessário um compromisso político em favor da solução e o Brasil pode ter um papel de extrema importância nas soluções ambientais globais 

 

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004