Reitor recebe representante do parlamento italiano na América do Sul 

Autoria
Edição de imagem

O reitor Antonio Meirelles e a coordenadora-geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti, receberam na tarde de quarta-feira (1) o deputado italiano Fausto Longo. Nascido no Brasil, Longo é representante da América do Sul no parlamento italiano. 

Na pauta, a possibilidade da instalação em Campinas de um parque tecnológico e industrial voltado para o setor hospitalar. Para o deputado, a Unicamp poderia ser o foco do projeto. Os recursos viriam de empresas italianas do setor, interessadas em novos mercados.

Deputado italiano Fausto Longo, representante da América do Sul no parlamento italiano
Deputado Fausto Longo, representante da América do Sul no parlamento italiano

O reitor disse que um parque de inovação e tecnologia voltado para a área da saúde é compatível com o conceito do HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável) em gestação na Unicamp. O HIDS deverá ser um distrito inteligente,  congregando centros de pesquisa e inovação.

Para Meirelles, a questão da saúde deve ser pensada não apenas do ponto de vista da assistência, mas também da logística de atendimento à saúde e do impacto produzido no setor pelas empresas farmacêuticas e de equipamentos médicos.

“O projeto está próximo daquilo que queremos implantar na área da saúde do HIDS. Ele traria desenvolvimento não apenas para a assistência em si, mas para toda a estrutura produtiva e de serviços em torno do atendimento à saúde”, explicou.

Na pauta da reunião com o parlamentar ítalo-brasileiro a possibilidade da instalação em Campinas de um parque tecnológico e industrial voltado para o setor hospitalar.
Na pauta da reunião com o parlamentar ítalo-brasileiro a possibilidade da instalação em Campinas de um parque tecnológico e industrial voltado para o setor hospitalar. 

Entre outras atribuições, a nova estrutura tem como missão alinhar protocolos de vigilância e assistência, a proposição de novas vacinas, a produção de medicamentos e a realização de parcerias com instituições públicas ou privadas nas áreas de pesquisa e ensino.

O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, que preside o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), discutiu no mesmo encontro o projeto de construção do Hospital Regional. A previsão é que o hospital seja construído em uma área cedida pela Unicamp e conte com o custeio dos municípios beneficiados. Ele deve atender não apenas os 20 municípios da RMC, mas as 42 cidades da DRS-7. 

A reunião contou ainda com a presença do médico Cármino de Souza, secretário executivo da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do governo do Estado, e do professor Marcelo da Cunha, assessor no Gabinete do Reitor.

 

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Atualidades

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes

As publicações são divididas de maneira didática nos temas Saúde Geral da Mulher, Saúde Reprodutiva, Saúde Obstétrica e Saúde da Mulher Adolescente

Cultura & Sociedade

Para o reitor Antonio Meirelles, é necessário um compromisso político em favor da solução e o Brasil pode ter um papel de extrema importância nas soluções ambientais globais 

 

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004