Unicamp lança Observatório da Sustentabilidade

Autoria
Edição de imagem
audiodescrição: fotografia colorida do evento Fórum Permanente Especial Desafios da Sustentabilidade, o centro de convenções da unicamp
Lançamento do Observatório da Sustentabilidade da Unicamp, durante a mesa inaugural do Fórum Permanente Especial Desafios da Sustentabilidade (foto: Antonio Scarpinetti)

Foi lançado neste domingo (5) o Observatório da Sustentabilidade da Unicamp. O espaço irá concentrar informações sobre pesquisas e ações da Universidade no âmbito da sustentabilidade e promover discussões relacionadas ao desenvolvimento sustentável. O lançamento ocorreu na abertura oficial do Fórum Permanente Especial Desafios da Sustentabilidade, cuja programação pauta-se nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

“O Observatório, além de ser um espaço de debate que possa gerar soluções visando a influenciar políticas públicas, deve também reunir nossa produção científica e a de outros órgãos de ciência e tecnologia”, pontua o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles. 

O reitor destaca que, além de promover debates junto à sociedade, a Universidade tem o desafio de promover a sustentabilidade também internamente, de forma a ser exemplo e referência. A instalação de painéis fotovoltaicos no campus e o projeto de recuperação de corredores ecológicos e nascentes são exemplos que ele menciona dentre o conjunto de ações da Unicamp para a preservação ambiental e para a construção de um ambiente sustentável. 

audiodescrição: fotografia colorida de apresentação do coral zíper na boca
Coral Zíper na Boca integra a programação cultural do Fórum (foto: Antonio Scarpinetti)

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho, o Observatório e o Fórum marcam a preocupação da Unicamp em colocar a sustentabilidade como eixo de suas ações. “No momento em que vivemos um processo mundial de negacionismo, em que se coloca em dúvida a importância do meio ambiente, e em que eventos climáticos extremos ocorrem com frequência cada vez maior, é crucial que uma universidade como a Unicamp chame atenção para o tema, junto a outras universidades e organismos internacionais e nacionais, e que ele permeie a formação de nossos alunos e a relação com a sociedade”, afirma. 

A preocupação da Universidade com a problemática socioambiental e o compromisso com a justiça ambiental são destacadas pelo assessor do Gabinete do Reitor, Roberto Donato Júnior. “Nossa intenção é fazer com que a Unicamp seja protagonista nesses debates, e que traga para dentro dos seus muros a sociedade civil, os formuladores de políticas públicas e os agentes fundamentais do tema, para que se engaje, como já faz tradicionalmente, em uma ciência transformativa”, observa.

Lançamento ocorre em data simbólica para a discussão da sustentabilidade

O lançamento do Observatório da Sustentabilidade da Unicamp ocorre 50 anos após a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo em junho de 1972, e 30 anos após a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio 92). 

“A Reunião de Estocolmo em 1972 chamou a atenção para a importância do meio ambiente para a humanidade. Ela foi a evolução de uma discussão sobre os limites do crescimento, em particular do crescimento econômico”, aponta o assessor do Gabinete, Marcelo Cunha. Já a Rio 92 foi a primeira conferência da ONU sobre sustentabilidade.

audiodescrição: fotografia colorida do palestrante roberto, durante mesa inaugural do fórum
Mesa inaugural do evento discutiu "Sustentabilidade e Governança", com os debatedores Roberto Pereira Guimarães (FGV) e Izabella Teixeira (ONU) (foto: Antonio Scarpinetti)

A realização do Fórum e a criação do Observatório, diz ele, lembram a importância de trazer o debate de forma mais concreta para a sociedade. Como as mudanças climáticas e a degradação ambiental atingem de forma mais intensa os países mais vulneráveis, como o Brasil, pensar a sustentabilidade é fundamental para a redução de problemas como a desigualdade.

“A Unicamp está engajada nessa questão em diversas ações. O objetivo é identificar os desafios e as oportunidades. Em uma época em que a universidade tem sido questionada, mostramos que a Unicamp quer dialogar com a sociedade para entender nossos problemas e contribuir para o enfrentamento das desigualdades severas que vivemos”, diz. 

Fórum discute os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Fórum Permanente Especial Desafios da Sustentabilidade teve início no dia 4 de junho e segue até o dia 7. A programação envolve oficinas e 21 mesas redondas, pautadas nos 17 ODS: Erradicação da pobreza; Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e Bem-Estar; Educação de qualidade; Igualdade de gênero; Água potável e saneamento; Energia limpa e acessível; Trabalho decente e crescimento econômico; Indústria, inovação e infraestrutura; Redução das desigualdades; Cidades e comunidades sustentáveis;  Consumo e produção responsáveis; Ação contra a mudança global do clima; Vida na água; Vida terrestre;  Paz, Justiça e Instituições Eficazes e Parcerias e meios de implementação.

A mesa inaugural do Fórum teve como tema “Sustentabilidade e Governança” e foi composta pelo professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Roberto Pereira Guimarães e Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente e co-presidente do Painel de Recursos Naturais da ONU. O evento, organizado pelo Gabinete do Reitor e pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura, ocorre em formato híbrido. Toda a programação pode ser acompanhada no Youtube

audiodescrição: fotografia colorida de izabella teixeira, em participação online na mesa inaugural do fórum
Fórum segue até o dia 7 de junho, com debates pautados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (foto: Antonio Scarpinetti)

Confira a programação dos dias 6 e 7 de junho

06/06 (segunda-feira)

8h - CREDENCIAMENTO

8h30 às 10h - ODS 01 - Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

LocalAuditorio 3

Mediadora: Rachel Meneguello | PRPG.

Debatedor 1: Luciano Almeida | Prefeito de Piracicaba.

Debatedores 2: Vandecleya Moro | Secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e Gustavo di Tella Ferreira / Secretário Municipal de Trabalho e Renda /Prefeitura de Campinas.

Debatedor 3: Tito Almirall | Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação/Prefeitura de Limeira.

10h às 10h30 - Coffee Break | vídeo-banners e estande

Local: Ginásio Multidiciplinar da UNICAMP | GMU.

audiodescrição: fotografia colorida de atividade do fórum
Mesa ODS 1: Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares (foto: divulgação)

10h30 às 12h - ODS 02 - Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

Local: Auditório 1

Mediador: Roberto Donato da Silva Junior | FCA/UNICAMP.

Debatedor 1: Zigomar Menezes de Souza | FEAGRI / UNICAMP.

Debatedor 2: Antonio Márcio Buianain| IE / UNICAMP.

Debatedora 3: Vanilde Esquerdo | FEAGRI / UNICAMP.

10h30 às 12h - ODS 07 - Energia limpa e desenvolvimento sustentável.

Local: Auditório 2

Mediador: Marcelo Pereira da Cunha | IE /UNICAMP.

Debatedor 1: Luiz Augusto Horta Nogueira | UNIFEI.

Debatedor 2: Marco Aurélio Pinheiro Lima | IFGW / UNICAMP.

Debatedor 3: Gonçalo Amarante Guimarães Pereira | IB /UNICAMP.

10h30 às 12h - ODS 03 - Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Local: Auditório 3

Mediadora: Julicristie Machado de Oliveira | FCA / UNICAMP.

Debatedor 1: Paulo Saldiva | FM / USP.

Debatedora 2: Silvia Santiago DeDH | FCM / UNICAMP. 

14h às 15h30 - ODS 04 - Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Local: Auditório 3

Mediador : Sandro Tonso | FT / UNICAMP.

Debatedora 1: Débora Cristina Jeffrey | FE / UNICAMP.

Debatedor 2: Marcos Sorrentino | UFBA.

Debatedora 3: Maria do Rosário Longo Mortatti | FFC / UNESP.

14h às 15h30 - ODS 05 - Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Local: Auditório 1

Mediadora: Anna Christina Bentes | IEL / UNICAMP.

Debatedora 1: Sônia Regina da Cal Seixas | IFCH/NEPAM / UNICAMP.

Debatedora 2: Paula Franco Moreira | Hivos.

Debatedora 3: Ana Maria Fonseca de Almeida | FE/ UNICAMP.

14h às 15h30 - ODS 06 - Água limpa e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

Local: Auditório 2.

Mediador: Roberto Luiz do Carmo | IFCH / UNICAMP.

Debatedor 1: Manuelito Pereira Magalhães Júnior | Presidente da SANASA.

Debatedora 2: Ana Elisa Abreu | IG / UNICAMP.

Debatedor 3: Célio Hiratuka/ IE/UNICAMP.

15h30 às 16h - Coffee Break / vídeo-banners e estande

Local: Ginásio Multidiciplinar da UNICAMP | GMU.

16h às 17h30 - ODS 07 - Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

Local: Auditório 3

Mediadora: Bruna de Souza Moraes | NIPE/UNICAMP. 

Debatedor 1: Luiz Carlos Pereira da Silva | FEEC / UNICAMP.

Debatedor 2: Arnaldo Cesar Walter | FEM / UNICAMP.

Debatedor 3: Célio Bermann | IEE/USP. 

16h às 17h30 - ODS 09 - Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável,  e fomentar a inovação.

Local: Auditório 2

Mediador: Newton Frateschi | Prefeitura de Campinas.

Debatedora 1: Ana Frattini | Inova/UNICAMP.

Debatedor 2: Fernando Galembeck | IQ/UNICAMP. 

Debatedor 3: Bruno Moreira |Inventta.

16h às 17h30 - ODS 10 - Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.

Local: Auditório 1

Mediadora: Ana Maria Fonseca de Almeida/FE

Debatedor 1: Rubens Bedrikow | FCM / UNICAMP.

Debatedor 2: Elizeu Soares Lopes | Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo.

Debatedor 3: Wagner Romão | IFCH / UNICAMP.

 

07/06 (terça-feira)

8h CREDENCIAMENTO

8h30 às 10h - ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos e inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Local: Auditório: 2

Mediador: Álvaro de Oliveira Dantona | FCA/UNICAMP.

Debatedora 1: Vanessa Gomes da Silva | FECFAU/UNICAMP.

Debatedor 2: Mariano Laplane | IE / UNICAMP.

Debatedora 3Sarah Habersack | GIZ Brazil.

8h30 às 10h - ODS 12 - Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de consumo sustentáveis.

Local: Auditório 1

Mediadora : Emilia Wanda Rutkowski | FECFAU / UNICAMP. 

Debatedora 1: Maria Teresa Pedrosa Silva Clerici | FEA / UNICAMP.

Debatedor 2: Ademar Romeiro | IE / UNICAMP.

Debatedora 3Fátima Portilho | UFRRJ.

8h30 às 10h - ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

Local : Auditório: 3

Mediador: Jurandir Zullo Junior | CEPAGRI / UNICAMP.

Debatedora 1: Leila da Costa Ferreira | IFCH/ UNICAMP.

Debatedor 2: Paulo Artaxo | USP. 

Debatedora 3: Flávia Bellaguarda de Castro Chuery | LACLIMA.

10h às 10h30 - Coffee Break | vídeo-banners e estande

Local: Ginásio Multidiciplinar da UNICAMP | GMU.

10h30 às 12h - ODS 08 - Trabalho decente e crescimento econômico promover o crescimento sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

Local: Auditório 3

Mediadora: Sandra Gemma | FCA/UNICAMP.

Debatedor 1: Silvio Beltramelli | PUC-Campinas / Ministério Público.

Debatedor 2: Ricardo Luiz Coltro Antunes | IFCH/UNICAMP. 

Debatedora 3: Helena Francisco da Silva | Cooperativa Acácia. 

10h30 às 12h - ODS 14 - Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Local: Auditório 1

Mediadora: Cristiana Seixas | Nepam/ UNICAMP.

Debatedor 1: Alexander Turra | IO-USP.

Debatedora 2: Carina Costa de Oliveira | FD-UnB.

Debatedor 3Martin Dias | Oceana.

10h30 às 12h - ODS 15 - Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda da biodiversidade.

Local: Auditório 2

Mediador : Roberto Donato da Silva Junior | FCA/UNICAMP.

Debatedora 1: Simone Vieira | NEPAM / UNICAMP.

Debatedor 2: Wesley Rodrigues | IB / UNICAMP.

Debatedor 3: Alexandre Martensen |UFSCar. 

13h30 CREDENCIAMENTO

14h às 15h30 - ODS 16 - Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Local: Auditório 3

Mediadora: Telma Pileggi Vinha |FE / UNICAMP.

Debatedora 1: Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis |FE / UNICAMP.

Debatedor 2: Luis Renato Vedovato | FCA / UNICAMP.

Debatedor 3: Ademir José da Silva |OAB-Campinas.

14h às 15h30 - ODS 17 - Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Local: Auditório 1

Mediador: Paulo Sérgio Fracalanza | IE/UNICAMP.

Debatedor 1: Arlindo Philippi | USP.

Debatedor 2: Eduardo Viola | UnB.

Debatedor 3: Renzo Taddei |UNIFESP.

14h às 15h30 - Política Nacional do Meio ambiente: Legislação, Controle e Fiscalização.

Local: Auditório 2

Mediadora: Regina Clelia da Costa Mesquita Micaroni | DEPI/ GEARE /UNICAMP.

Debatedor 1: Edson Geraldo de Souza |Delegado da PF Campinas.

Debatedor 2: Marcelo Ryu | Coronel da BDAINFBL Campinas. 

Debatedora 3: Celina Rubiano da Silva | CETESB.

15h30 às 16h - Coffee Break | vídeo-banners e estande

Local: Ginásio Multidiciplinar da UNICAMP | GMU.

16h às 17h30 - Mesa de Encerramento: Ciência e Sociedade em diálogo pela sustentabilidade.

Local: Auditório 3

Mediador: Fernando Antonio Santos Coelho | ProEC/UNICAMP.

Debatedora 1: Maria Teresa Egler Mantoan | FE/UNICAMP.

Debatedor 2: Carlos Henrique Brito Cruz | UNICAMP/Elsevier.

Debatedor 3: Sergio Besserman Vianna | Puc-Rio.

17h30 - Encerramento

Imagem de capa
audiodescrição: fotografia colorida da mesa de lançamento do observatório da sustentabilidade, com o reitor da unicamp, o pró-reitor de extensão e cultura e assessores do gabinete do reitor

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Atualidades

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes

As publicações são divididas de maneira didática nos temas Saúde Geral da Mulher, Saúde Reprodutiva, Saúde Obstétrica e Saúde da Mulher Adolescente

Cultura & Sociedade

Para o reitor Antonio Meirelles, é necessário um compromisso político em favor da solução e o Brasil pode ter um papel de extrema importância nas soluções ambientais globais 

 

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004