Violação de direitos humanos, exploração ilegal das terras indígenas e constantes ameaças à vida. Esse é o contexto do desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas. Bruno e Dom foram à região denunciar os ataques ao bioma, aos povos indígenas e às comunidades tradicionais.
A Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Unicamp enviou uma equipe de reportagem ao local para acompanhar a busca e produzir a série Oeste sem lei. As ameaças constantes aos direitos sociais e coletivos, expressa pelas circunstâncias do desaparecimento de Dom e Bruno, suscitam medidas urgentes e expõem a gravidade da situação política, social e ambiental do país. Nos últimos anos, intensificaram-se os conflitos socioambientais ligados à fragilização de políticas ambientais e dos direitos dos povos originários.
A série Oeste sem lei, que estreia na segunda-feira (13), será produzida pelos repórteres Liana Coll (textos) e Antonio Scarpinetti (fotos) e irá apresentar um panorama sobre esse cenário. As matérias serão publicadas no Portal da Unicamp, situando o desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Pereira no contexto dos conflitos na Terra Indígena Vale do Javari. Território com a maior concentração de indígenas isolados do mundo, a região convive com o narcotráfico e com grupos ilegais de madeireiros, garimpeiros, caçadores, entre outros.
O trabalho irá abordar as principais ameaças às comunidades originárias, as consequências da degradação ambiental no território amazônico e a situação do desmonte das políticas ambientais e indigenistas.