O arcebispo de Campinas, Dom João Inácio Müller, e o padre Emerson de Almeida Amaral, chanceler do arcebispado, visitaram na manhã de segunda-feira (13) o Hospital de Clínicas da Unicamp. O convite foi feito pelo superintendente do HC, Antonio de Oliveira Filho.
“Desde a saída do padre Norberto, a Capelania ficou sem um padre para celebrar missas e ajudar o pastor Sílvio nos serviços espirituais aos pacientes internados e à comunidade do HC”, explicou Antonio.
Dom João declarou que a visita foi bastante instrutiva e prometeu nomear para o posto um religioso disposto a dialogar com os pacientes, familiares, médicos, enfermeiros e todos que precisem de acolhimento espiritual. “A arquidiocese e o HC são parceiros em vários projetos. Sempre rezo e abençoo vocês” .
Além da Capelania, eles visitaram ambulatórios, o setor de quimioterapia, as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de adultos e pediátrica e enfermarias. O roteiro terminou com uma oração na Superintendência e uma benção na Capela do HC.
Assistência espiritual desde 1987
A Capelania do HC existe desde 1987 e atende anualmente a mais de 22 mil pacientes internados. Ligada à administração do hospital, ela procura colaborar com o bem-estar de pacientes, familiares, profissionais da saúde e funcionários, prestando assistência moral e espiritual.
O Serviço conta com uma secretária que organiza as tarefas. Há um grupo de visitadores treinados que se dedica a visitar diariamente os pacientes. As dependências da Capelania são compostas por uma Capela, sala administrativa e sala de atendimento pastoral, no terceiro andar do hospital.
Veja aqui mais informações e os contatos do Serviço de Capelania do HC.
Matéria original publicada no site do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.