A terceira edição do Simpósio Direitas Brasileiras - Especial Eleições ocorre na Unicamp entre 22 e 24 de agosto. O evento reúne pesquisadores que irão discutir, em mesas-redondas, o perfil do eleitorado de direita, riscos à democracia, redes sociais e eleições, dentre outros temas. O simpósio acontece presencialmente no Centro de Convenções e no Auditório da Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp) e será transmitido pelo canal do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH).
“Nessa terceira edição, decidimos trazer pesquisas mais consolidadas e estudos sobre o eleitorado de direita, sobre as bases sociais do bolsonarismo, o papel das redes sociais, disputas culturais, grupos e interesses econômicos. Os temas são bem diversos e cada um tem uma entrada diferente no assunto, por meio de diferentes teorias”, apontou o professor do IFCH Sávio Cavalcante, um dos organizadores do evento.
O Simpósio Direitas Brasileiras ocorre desde 2017, acompanhando o crescimento dos estudos sobre as novas configurações da direita no país. “Até 2014, a oposição de direita aos governos do PT [Partido dos Trabalhadores] dava-se sob a hegemonia do PSDB [Partido da Social Democracia Brasileira]. A partir do momento em que surge o fenômeno do bolsonarismo, algumas teorias se viram desarmadas para lidar com o fenômeno e começaram a ter novos enfoques, como uma ênfase maior em como os conflitos e contradições na sociedade produzem efeitos sobre as instituições”, explicou.
O evento, que acontece no período anterior às eleições, também reúne mesas sobre ideologias em disputa e debate os riscos à democracia. “Serão apresentados estudos que são abertos, acessíveis, passam por critérios acadêmicos e estão preocupados com o que pode acontecer com o Brasil a partir de agora. Os pesquisadores estão engajados em fazer com que suas pesquisas sirvam de instrumento para as pessoas preocupadas com o tema”, observou Cavalcante.
O III Simpósio Direitas Brasileiras - Especial Eleições é organizado por André Kaysel (Unicamp), Camila Rocha (Cebrap), Jorge Chaloub (UFRJ) e Sávio Cavalcante (Unicamp) e tem o apoio dos Programas de Pós-Graduação de Ciência Política e Sociologia da Unicamp, da Secretaria de Eventos do IFCH e da Adunicamp.
A programação é aberta ao público e gratuita, no entanto, a organização solicita inscrição prévia por meio de formulário. Certificados serão disponibilizados mediante inscrição e participação em pelo menos 75% do evento.
Confira a programação completa:
22/8 Segunda-feira (Centro de Convenções da Unicamp)
10h: Análise de conjuntura
Rachel Meneguello (Unicamp)
Esther Solano (Unifesp)
Marcos Nobre (Unicamp e Cebrap)
Mediação: Sávio Cavalcante (Unicamp)
14h: As bases sociais do bolsonarismo
Marco Antonio Rocha (Unicamp)
Samira Bueno (Fórum Brasileiro de Segurança Pública)
Sávio Cavalcante (Unicamp)
Mediação: André Kaysel (Unicamp)
-------
23/8 Terça-feira (Auditório da Adunicamp)
10h - Eleições e Redes Sociais
João Brant (USP)
Francisco Brito Cruz (InternetLab)
Mediação: Camila Rocha (Cebrap)
14h - O eleitorado de direita
Carolina de Paula (Data IESP)
Camila Rocha (Cebrap)
Ricardo Borges Martins (Quid)
Mediação: Jorge Chaloub (UFRJ)
-------
24/8 – Quarta-feira (Auditório da Adunicamp)
10h - Ideologias em disputa
Odilon Caldeira Neto (UFJF)
Daniela Mussi (UFRJ)
Jorge Chaloub (UFRJ)
Mediação: André Kaysel (Unicamp)
14h - Democracia em risco
Claudio Couto (FGV)
José Szwako (IESP)
André Kaysel (Unicamp)
Mediação: Daniela Mussi (UFRJ)