No próximo domingo (28), às 19h, no Memorial da América Latina (zona oeste da capital paulista), a Unicamp, a USP e a Unesp reunirão, pela primeira vez, suas orquestras. O concerto é a primeira ação cultural integrada realizada pelas pró-reitorias de Extensão e Cultura das três universidades e parte do processo de integração promovido pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp). O encontro, que terá como tema “A Semana de 22 revisitada”, reunirá mais de cem músicos da Orquestra Sinfônica da Unicamp, da Orquestra Sinfônica da USP e da Orquestra Acadêmica da Unesp. O evento será gratuito e aberto ao público.
“É um evento fantástico, principalmente pelo seu ineditismo. Esse projeto está inserido em uma grande estratégia, que vem sendo discutida pelos reitores das três universidades, para que a gente possa integrar atividades em todas as áreas do conhecimento”, ressaltou Fernando Coelho, pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp. Da mesma forma, o pró-reitor de Extensão Universitária e Cultura da Unesp, Raul Borges Guimarães, destacou a relevância dessa articulação institucional. “O concerto reflete a importante aproximação e articulação institucional, em um momento em que questionamentos em relação ao papel e à importância do ensino superior público têm vindo à tona”, afirmou.
Ouça abaixo o boletim produzido pela Rádio Unesp sobre o concerto:
Na programação do concerto, estão reunidas obras de Henrique Oswald, Francisco Braga, J. Delgado de Carvalho, Paulo Costa Lima, Ernani Aguiar, Heitor Villa-Lobos e Ivenise Nitchepurenco, violinista egressa do Instituto de Artes (IA) da Unesp que hoje é integrante da Orquestra Sinfônica da Unicamp – ela é autora de um arranjo chamado “Tico Tico em Ipanema”, mistura que celebra clássicos da música brasileira. A única composição de um estrangeiro será “Abertura de um Festival Acadêmico”, do alemão Johannes Brahms, escrita quando ele recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Breslau – essa peça será executada conjuntamente pelas três orquestras.
Os grupos orquestrais das três universidades têm tradições, perfis e formações distintas. A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) é a mais antiga, foi criada em 1975 pelo compositor e regente Camargo Guarnieri e é composta exclusivamente por músicos profissionais. A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) também é um corpo artístico profissional e está completando 40 anos. A Orquestra Acadêmica da Unesp foi fundada em 2007 e é integrada exclusivamente por alunos matriculados nos cursos de música do IA-Unesp.
“É um evento absolutamente inédito. Não são tantas as universidades do Brasil que possuem orquestra. Com as orquestras, abrem-se janelas e expande-se o leque de opções que a universidade pode oferecer para o público, ampliando o contato com um tipo de música que deveria ser mais difundido no Brasil”, afirmou o professor Lutero Rodrigues, regente da orquestra da Unesp e membro eleito da Academia Brasileira de Música.
Diretor da Osusp, o professor Gil Jardim acredita que a ação cultural integrada entre as orquestras poderá ser a “semente” para outras ações coordenadas com vistas à difusão da música e da cultura para além dos muros universitários. “É importante enxergar que o espaço da cultura, da música e das artes tem uma função civilizatória para o país”, disse.
A regente da Orquestra Sinfônica da Unicamp, Cinthia Alireti, frisou que um espetáculo como esse, acessível ao grande público, será a oportunidade de mostrar o trabalho árduo que está por trás do dia a dia dos músicos de uma orquestra, profissionais ou não. “É um evento de muita representatividade para as universidades e também para a música brasileira”, afirmou a regente.
Serviço
“A Semana de 22 revisitada”
(Concerto conjunto inédito com a Orquestra Acadêmica da Unesp, Orquestra Sinfônica da Unicamp e Orquestra Sinfônica da USP)
Dia e horário: 28 de agosto, às 19h
Local: Auditório Símon Bolívar, no Memorial da América Latina, Portão 15
Endereço: Av. Mário de Andrade, 664, Barra Funda, próximo ao Metrô e Terminal Barra Funda, São Paulo
Leia mais:
Orquestras de universidades realizam espetáculo conjunto inédito