Diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC) da Unicamp, o professor José Alexandre Diniz recebeu nesta sexta-feira (25) o Prêmio Pe. Landell de Moura 2022, promovido pela Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro). Este prêmio tem o objetivo de estimular atividades de pesquisa e de inovação na área de microeletrônica.
O professor Diniz é um pesquisador inventor, formador de recursos humanos, que fabrica protótipos de dispositivos e circuitos eletrônicos para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país. "Estou muito feliz e orgulhoso pelo prêmio, pois trata-se de um reconhecimento da Sociedade da minha área", disse.
"Comecei nessa área em 1989 como aluno de mestrado na FEEC/Unicamp e nunca mais a larguei. A Unicamp tem várias facilidades de infraestrutura nessa área, na FEEC, no IFGW e no CCSNano, isso ajuda muito no desenvolvimento de uma carreira", acrescentou. "E a Sociedade me ajudou a ampliar as minhas cooperações nacionais e internacionais, o que também facilitou o nosso caminho. Por isso, agradeço muito aos professores, técnicos, alunos e pesquisadores da Unicamp e à Sociedade Brasileira de Microeletrônica", finalizou.
O Prêmio Pe.Landell de Moura
O Prêmio Pe. Landell de Moura foi criado em 2007, tendo recebido esse nome como reconhecimento da atuação inovadora do Padre Landell de Moura. Ele foi um precursor do rádio, demonstrando um sistema de comunicação sem fio por ondas eletromagnéticas, incluindo os componentes inventados por ele próprio, em 1894; demonstrou também a comunicação de voz a distância por modulação de feixe luminoso.
A entrega do prêmio ocorreu durante a cerimônia de encerramento do Chip in the Minuano – um fórum internacional da Sociedade Brasileira de Microeletrônica dedicado à fabricação e modelagem de microssistemas, circuitos integrados e dispositivos, realizado anualmente no Brasil. Recebeu o nome de Minuano por estar sendo realizado no Rio Grande do Sul.