O ranking mundial da consultoria britânica Times Higher Education (THE) colocou a Unicamp na segunda posição entre as melhores universidades brasileiras. Em primeiro lugar no país encontra-se a Universidade de São Paulo (USP). Nesta edição, 1.799 instituições de ensino superior de 104 países foram avaliadas. A Unicamp situa-se entre as posições 401 e 500 na lista geral e em terceira colocação na América Latina. A universidade mais bem avaliada do ranking divulgado na terça-feira (11) é a Universidade de Oxford.
A metodologia da THE leva em consideração 13 indicadores distribuídos em cinco áreas: ensino, pesquisa, citações, receita industrial e internacionalização. A Unicamp obteve sua melhor classificação no indicador de ensino, em que se encontra na 127ª posição mundial. Na América Latina, o Brasil é o país com melhor desempenho. Das 62 universidades brasileiras classificadas, 51 são instituições públicas.
Os melhores resultados mundiais foram obtidos pela Universidade de Oxford, seguida pela Universidade de Harvard, Universidade de Cambridge e Universidade Stanford.
O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, destaca a boa classificação das universidades estaduais paulistas. “A Unicamp repetiu o desempenho do ano passado no ranking mundial da Times Higher Education, mantendo a segunda posição entre as universidades brasileiras e a terceira entre as latino-americanas.", destacou. Segundo o reitor, a boa colocação não apenas da Unicamp, mas também da USP e da Unesp, nos principais rankings internacionais, é reflexo direto da autonomia financeira conquistada pelas estaduais paulistas em 1989. "É esse mecanismo que lhes garante condições, desde então, para planejar seus investimentos em ensino, pesquisa e extensão de acordo com as necessidades e interesses da sociedade, sempre contribuindo para o desenvolvimento de São Paulo e do país.”, ressaltou.