O reitor da Unicamp Antonio José de Almeida Meirelles e a superintendente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp Elaine Ataíde estiveram na segunda-feira (31) no Palácio dos Bandeirantes, em reunião com o governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, e com o secretário executivo da Saúde, Eduardo Adriano.
Durante a reunião, o Governo do Estado liberou o repasse de R$ 23 milhões ao HC da Unicamp como contrapartida às despesas do hospital com os mutirões de cirurgia, um programa lançado em junho deste ano que permitiu fortalecer a ação conjunta do hospital e da Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Departamento Regional de Saúde (DRS VII - Campinas).
Após reuniões com a diretora do DRS-VII, Fernanda Vasconcelos, com o coordenador das regiões de Saúde, Osmar Mikio Moriwaki e com o secretário executivo da Saúde, Eduardo Adriano, a superintendente do HC conseguiu ampliar o atendimento aos pacientes da região, com ênfase nas cirurgias eletivas que se encontram represadas ainda por reflexo da pandemia. O apoio do Governo do Estado foi essencial para a melhoria do atendimento à população da região, permitindo a diminuição em 75,6% na lista de espera do DRS-VII.
Elaine Ataíde espera que a mesma parceria seja mantida em 2023, após a posse do novo governo. Ela acredita que é possível melhorar substancialmente a qualidade do atendimento da população da região a partir das parcerias dos hospitais universitários com os Departamentos Regionais de Saúde (DRSs).
O reitor Antonio Meirelles reforçou esta expectativa. “A ação conjunta do HC Unicamp, do DRS-VII e da Secretaria Estadual da Saúde garantiu o planejamento e os meios de financiamento necessários para o esforço de diminuição do represamento de cirurgias eletivas”, afirmou. Antonio Meirelles também espera que esta atuação conjunta seja preservada nos próximos anos.
Centenas de cirurgias
Durante o mutirão de colelitíase, o HC atendeu 1.700 pacientes e agendou centenas de cirurgias para retirada de vesícula biliar. Em parceria com a Secretaria de Saúde de Pedreira, a equipe itinerante de cirurgiões do HC foi até Pedreira e realizou 150 procedimentos cirúrgicos de hérnia, fístulas, hemorroidas e outras cirurgias oroficiais.
“Esses R$ 23 milhões contemplam, além dos gastos com mutirões já realizados, a garantia de compra de insumos de alto custo para a realização de cirurgias ortopédicas e o aumento de cirurgias de retina, colelitíase e de cálculos renais. Isso possibilitará a melhoria da assistência à população que hoje enfrenta grande período de espera por cirurgias eletivas”, destacou a superintendente.
Leia mais:
Mutirão de cirurgia eletiva permitirá testar novo modelo de atendimento
Secretário de Estado da Saúde visita a Pediatria do HC da Unicamp