A primeira fase do Vestibular Unicamp 2023 ocorreu neste domingo (6) sem intercorrências. Compareceram 56.611 candidatos, que concorrem a 2.540 vagas distribuídas em 69 cursos de graduação. O índice de abstenção foi de 8,14%. O gabarito da prova será divulgado pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) no dia 9 de novembro e a lista de aprovados para a segunda fase no dia 3 de dezembro.
A aplicação do exame ocorreu entre 13h e 18h em 31 cidades do Estado de São Paulo e em cinco capitais fora do Estado: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador. A cidade de Piracicaba (SP) registrou o menor índice de abstenção (4,71%).
O coordenador da Comvest, José Alves de Freitas Neto, pontua que o processo ocorreu com tranquilidade. Para o professor, a seleção contribui para a valorização da ciência em tempos de negacionismo e trouxe temas contemporâneos importantes para o contexto atual, como o porte de armas, extrativismo, biomas brasileiros e transfeminismo.
“Temos o trabalho de selecionar estudantes e também temos o efeito benéfico, acreditamos, que ao trazer esses temas e essas discussões nós estejamos legitimando nas práticas escolares previstas na legislação, na BNCC [Base Nacional Comum Curricular] e assim por diante. É uma grande satisfação realizar a primeira fase abrindo a temporada dos vestibulares e dos grandes exames nacionais”, analisa.
Neto também destacou a tradição do vestibular em avaliar os estudantes com critérios claros, sendo eles o conhecimento científico, a produção literária, o domínio das linguagens, os saberes artísticos, históricos e sociais.
A prova
A prova (clique para acessar) foi composta de 72 questões de múltipla escolha e avaliou os conhecimentos dos candidatos nas seguintes áreas: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Física, Química, Biologia e Inglês.
Conforme a coordenadora acadêmica da Comvest, Márcia Mendonça, além de trazer temas contemporâneos às questões, o exame explorou as habilidades em leitura, além dos conhecimentos específicos de cada área.
“Nós primamos por uma diversidade de temas e uma diversidade de gêneros explorados. Tivemos charges, gráficos, diagramas científicos, fotografias, produções de artes plásticas, uma infinidade de gêneros que são mobilizados para explorar os temas as partir dos conhecimentos escolares, já que temos um compromisso curricular com a etapa do ensino médio, mas também temos o compromisso com a imersão dessa prova com o cenário contemporâneo”, aponta.
Vestibular 2023
A Unicamp oferece, além das 2.540 vagas do Vestibular, outras 639 via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 49 via Vestibular Indígena e 122 vagas por meio das do Edital de olimpíadas científicas e competições de conhecimento de áreas específicas, totalizando 3.340 vagas.
Neste ano, 8.454 estudantes foram beneficiados com a isenção da taxa de inscrição. A segunda fase acontecerá nos dias 11 e 12 de dezembro de 2022.
Confira o calendário do Vestibular:
Inscrições e pagamento da Taxa de Inscrição : Prorrogadas até 8/9 (pagamento até 9/9)
Provas de Habilidades Específicas - Música : 19 a 30/9/20221
1ª fase : 6/11/2022
Divulgação dos aprovados para a 2ª fase : 3/12/2022
2ª fase : 11 e 12/12/2022
Provas de Habilidades Específicas : 4 a 6/1/2023
Divulgação da primeira chamada : 6/2/2023
Matrícula online da primeira chamada : 7, 8 e 9/2/2023
Confira gabarito da primeira fase: