A professora titular do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp Silvia Hunold Lara foi eleita Honorary Fellow (membro honorário) da American Society for Legal History - ASLH (Sociedade Norte-Americana para a História do Direito). O título é a maior distinção conferida pela instituição a historiadores que contribuíram para a constituição da História do Direito enquanto campo de estudos e que influenciam outros pesquisadores da área. O anúncio foi feito durante o encontro anual da Sociedade, realizado em 12 de novembro na cidade de Chicago.
Silvia é doutora em História Social pela Universidade de São Paulo e docente da Unicamp desde 1986. Em seu trabalho, destacam-se as pesquisas voltadas à História do Brasil Colonial e à História Social do Trabalho, em especial a História da Escravidão e as relações entre História e Direito. É autora dos livros "Campos da Violência: Escravos e senhores na Capitania do Rio de Janeiro, 1750-1808" (1988) e "Fragmentos Setecentistas: Escravidão, cultura e poder" (2007).
Na apresentação de Silvia, feita pela historiadora Rebecca Scott, docente da Universidade de Michigan, foi destacada a contribuição da professora em construir o campo da História no Brasil, dos estudos em Direito e Escravidão e seu compromisso em estender esses conhecimentos aos cidadãos de forma sofisticada e acessível. "Sua generosidade e tremenda energia reuniu historiadores em colaborações frutíferas pelo Brasil e para além das fronteiras e línguas."
Leia mais: