O ex-reitor da Unicamp Marcelo Knobel recebe nesta quarta-feira (30), o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia 2022, concedido anualmente pela Companhia de Metalurgia e Mineração. A premiação, que está em sua quarta edição, é a mais importante da área científica e tecnológica no Brasil, e visa a enaltecer o legado de pesquisadores que trouxeram destaque ao país no cenário mundial e contribuíram para a sociedade, além de estimular jovens profissionais a construírem carreiras inspiradas por modelos de excelência.
A premiação foi realizada no Centro de Convenções Royal Palm Hall, em Campinas, durante a programação da 20ª Conferência Anpei de Inovação ((Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras)), que teve como tema “Desenvolvimento Sustentável Inovador: um círculo virtuoso”. “Ser reconhecido pela atividade realizada em ciência é motivo de imensa alegria e me dá forças para seguir lutando por uma sociedade mais justa, em que mais gente tenha oportunidades para seguir uma carreira científica”, afirmou o ex-reitor. “Esse prêmio é fundamental para valorizar a atividade científica no Brasil, e me sinto muito honrado por ter sido escolhido neste ano”.
Nascido na Argentina e criado no Brasil, Knobel é professor titular de Física no Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Unicamp e foi reitor da instituição na gestão de 2017 a 2021. No IFGW, ele lidera um grupo que desenvolve e estuda novos materiais magnéticos em escala manométrica, com potencial de utilização em campos que vão da gravação magnética à medicina. Como reitor, foi responsável por iniciativas como a implantação das cotas étnico-raciais na universidade e a criação da Diretoria Executiva de Direitos Humanos, do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, do Instituto de Estudos Avançados e do Portal da Transparência.
Knobel também tem atuado na divulgação científica e na defesa das universidades públicas, publicando diversos artigos de opinião e atuando como pesquisador no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp. Por sua contribuição para a popularização da ciência, em 2019, ele foi agraciado com o Prêmio José Reis de Divulgação Científica, concedido pelo CNPq. Em 2020, o ex-reitor lançou o canal do Youtube “Espaço Recíproco” e, em 2021, lançou dois livros de divulgação científica: “A Ilusão da Lua: ideias para decifrar o mundo por meio da ciência e combater o negacionismo”, pela Editora Contexto, e “Reflexões sobre Educação Superior: a Universidade e seu Compromisso com a Sociedade”, pela Editora Blucher.
Leia mais: