Racionais MC’s e estudantes compartilham trajetórias em aula na Unicamp

Autoria
Edição de imagem
##
Aula aberta do grupo lotou os três auditórios do Centro de Convenções 

Aclamados por um público que lotou os três auditórios do Centro de Convenções da Unicamp, os Racionais MC’s foram recebidos na Universidade na noite desta quarta-feira (30). O grupo de rap participou de uma aula aberta, compartilhando sua trajetória na música, no ativismo e no protagonismo pela afirmação positiva da identidade negra.

“Hoje a gente não pode dizer que o jogo tá ganho, que a favela venceu. Não é isso. Mas a gente tá caminhando, tá em trâmite. Eu tô muito animado com o que tenho visto, com os jovens. Alguns depoimentos aqui, a maneira como falam e se expressam, é realmente brilhante”, disse Mano Brown, reagindo a uma das questões dirigidas ao grupo.

Além de Brown, estiveram no evento KL Jay e Ice Blue. O grupo Racionais MC’s, fundado em 1988, é integrado ainda por Edi Rock. Na Unicamp, os três membros presentes responderam a perguntas de estudantes da disciplina "Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro", ministrada pela professora Jaqueline Santos, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). A aula aberta serviu de encerramento para o curso.

Aula aberta do grupo lotou os três auditórios do Centro de Convenções
Além de Mano Brown, estiveram no evento KL Jay e Ice Blue

O grupo também recebeu uma homenagem dos estudantes, que relataram histórias de vida e a conexão das suas trajetórias com as músicas dos Racionais. Um deles foi Guilherme Santos, estudante de História, que, assim como vários dos demais alunos, deixou emocionados Brown, Ice Blue e KL Jay.

“Se, antes, para as maiorias brancas, isso aqui era casa, para nós, a partir do momento em que a professora coloca vocês aqui dentro, isso também começa a virar casa pra gente. Querendo ou não, faz manter aceso nosso sonho de estudante. Como vocês disseram uma vez, ‘é necessário acreditar que o sonho sempre é possível’.”

##
Os estudantes Inácio da Silva (Ciências Sociais) e Guilherme Santos (História): homenagem dos estudantes nos relatos de histórias de vida e a conexão com as músicas dos Racionais

Outro depoimento marcante foi de Inácio da Silva, estudante do curso de Ciências Sociais, que declarou: “Meu pai ficou encarcerado por mais de dez anos, quando saiu foi morto. Minha mãe ficou encarcerada por cinco anos, quando saiu do sistema carcerário também foi morta. O Racionais MC’s me educou, para além dos estudos [...], na vida. Porque quando eu tinha ideias cabulosas, eu ouvia Mano Brown dizendo ‘calma, acorda, pensa no futuro’”.

A reportagem completa sobre a aula aberta com os Racionais MC’s, produzida em audiovisual e texto, será publicada dentro em breve no Portal da Unicamp e no canal da TV Unicamp. Acompanhe!

Imagem de capa
O grupo Racionais MC’s, fundado em 1988, respondeu a perguntas de estudantes da disciplina "Tópicos Especiais em Antropologia IV"

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Atualidades

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes

As publicações são divididas de maneira didática nos temas Saúde Geral da Mulher, Saúde Reprodutiva, Saúde Obstétrica e Saúde da Mulher Adolescente

Cultura & Sociedade

Para o reitor Antonio Meirelles, é necessário um compromisso político em favor da solução e o Brasil pode ter um papel de extrema importância nas soluções ambientais globais 

 

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004