A forma de pensar a extensão e a cultura universitárias esteve em debate nos três dias do 4º Congresso de Extensão e Cultura da Unicamp. Reflexões sobre a universidade que queremos e os alunos que desejamos formar foram feitas por personalidades como Boaventura de Souza Santos, Olgamir Amancia Ferreira e Thainara Faria. O evento, organizado pela Pró Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), reuniu mais de 700 participantes, de oito estados, com a apresentação de 189 trabalhos. A parte da programação conjunta com o VI Encontro Nacional do Forcult (Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras) garantiu ainda a diversidade de performances e manifestações artísticas. O Congresso aconteceu de 21 a 23 de novembro, no Centro de Convenções e Ginásio Multidisciplinar, com encerramento na Casa do Lago.
“Esse processo é fundamental, porque aproxima ainda mais a comunidade da universidade, aumentando a democratização da nossa universidade”, afirmou o pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Coelho.
Para o presidente da comissão organizadora do Congresso, Luís Geraldo P. Meloni, o evento foi um sucesso em todos os sentidos. “Foi um evento muito lindo, em que temas de grande interesse da comunidade foram abordados, sobre o que é a Extensão, além dos muros da universidade em um movimento de fora para dentro”, avaliou. Para ele, grande parte da riqueza do evento veio dos estudantes e de seus trabalhos. “Foi maravilhoso ver os olhos de alunos e alunas brilharem junto às diversas apresentações, falas acaloradas, exposições, oficinas e as performances culturais dos coletivos. Foi um evento de forte impacto junto ao público na forma de pensar a Extensão e na construção do bem-estar coletivo”.
As mesas de debate foram transmitidas ao vivo e estão disponíveis na página da Proec no Youtube. Todas contam com audiodescrição de cada palestrante e intérprete de Libras.
Leia mais:
Congresso reunirá ações de extensão e cultura de todo o Brasil
Especialistas pedem mais interação da Academia com a sociedade
Confira a reportagem completa: