Ações iniciadas em 2022, que abrem perspectivas para 2023, foram lembradas pelo pró-reitor de Pesquisa, João Romano. Entre elas, a estruturação do Escritório de Apoio a Projetos (Grants Office) para a prospecção de novos projetos, o apoio aos já existentes, o treinamento de funcionários e a prestação de contas.
Romano ressaltou a necessidade de revisão do manual do Faepex (Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e Extensão) que, há 20 anos, cumpre importante papel na pesquisa, para a criação de novas formas de editais, o incremento da multidisciplinaridade e a implementação de novas linhas de apoio.
Ele lembrou, ainda, que a Unicamp realizou grandes avanços temáticos com o número de Cepids (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão) na Fapesp, além dos CPEs (Centros de Pesquisa em Engenharia), dos Centros de Ciência para o Desenvolvimento e dos Centros de Pesquisa Aplicada.
A série "O que há de novo" é realizada pela Secretaria Executiva de Comunicação (SEC). Mensalmente, haverá novos vídeos com atualizações das ações realizadas pelas equipes das Pró-Reitorias e da Coordenação Geral da Unicamp.